O CONCEITO BA COMO PROPOSTA PARA O COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO EM UMA AGÊNCIA BANCÁRIA

Camila Diacui Medeiros, Marcelo Macedo, Evelin Priscila Trindade

Resumo


As empresas estão cada vez mais preocupadas com sua produtividade e em se manterem competitivas no mercado, e compartilhar o conhecimento dos colaboradores pode ser uma ferramenta para o crescimento da organização. O setor financeiro vem crescendo de forma acelerada no país nos últimos anos, e investe em tecnologia e gestão do conhecimento para alavancar sua produtividade e resultados.  O objetivo desta pesquisa foi avaliar a influência da utilização dos Ba no processo de compartilhamento do conhecimento de uma agência bancária. A pesquisa foi realizada utilizando questionários aplicados a 11 gerentes-gerais das agências de uma instituição bancária localizada em Joinville (SC), que equivalem a 64,71% das agências dessa região. Os resultados indicam que os espaços Ba oferecem um contexto apropriado para a criação do conhecimento, pois possibilitam ambientes onde o conhecimento possa ser partilhado, criado e utilizado, onde os indivíduos se reúnem, se comunicam e compartilham conhecimentos. Os espaços de compartilhamento do conhecimento Ba identificados na instituição financeira pesquisada promovem essa interação e auxiliam no processo de compartilhamento do conhecimento de uma agência bancária.


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