O CONCEITO BA COMO PROPOSTA PARA O COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO EM UMA AGÊNCIA BANCÁRIA
Resumo
As empresas estão cada vez mais preocupadas com sua produtividade e em se manterem competitivas no mercado, e compartilhar o conhecimento dos colaboradores pode ser uma ferramenta para o crescimento da organização. O setor financeiro vem crescendo de forma acelerada no país nos últimos anos, e investe em tecnologia e gestão do conhecimento para alavancar sua produtividade e resultados. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a influência da utilização dos Ba no processo de compartilhamento do conhecimento de uma agência bancária. A pesquisa foi realizada utilizando questionários aplicados a 11 gerentes-gerais das agências de uma instituição bancária localizada em Joinville (SC), que equivalem a 64,71% das agências dessa região. Os resultados indicam que os espaços Ba oferecem um contexto apropriado para a criação do conhecimento, pois possibilitam ambientes onde o conhecimento possa ser partilhado, criado e utilizado, onde os indivíduos se reúnem, se comunicam e compartilham conhecimentos. Os espaços de compartilhamento do conhecimento Ba identificados na instituição financeira pesquisada promovem essa interação e auxiliam no processo de compartilhamento do conhecimento de uma agência bancária.
Texto completo:
PDFReferências
CRUZ, Cláudia Andressa; NAGARO, Marcelo Seido. Perfil evolutivo da teoria de criação do conhecimento organizacional. XIII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO-SIMPEP. Anais... Bauru (SP), 2006.
FAYARD, Pierre. Comunidades estratégicas de conhecimento: uma proposta ocidental para o conceito japonês de Ba. Revista FAMECOS. Porto Alegre, nº 21, ago/2003.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
GOULART, Elizane; ANGELONI, Maria Terezinha. O compartilhamento do conhecimento em uma instituição de ensino superior. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração – Edição especial, v. 1, n. 2, p. 59-83, julho/2009.
NONAKA, Ikujiro; KONNO, Noboru. The concept of “Ba”: building a foundation for knowledge creation. California Management Review, v. 40, n. 3, Spring, 1998.
NONAKA, Ikujiro; KROGH, Georg Von; VOELPEL, Sven. Organization knowledge creation teory: evolutionary paths and future advances. Organization Studies, 2006.
NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do conhecimento na empresa. Rio de Janeiro, Ed Campus, 13º Ed. 1997.
______. Gestão do Conhecimento. São Paulo: Ed. Bookman, 1º Ed. 2008.
NONAKA, Ikujiro; TOYAMA, Ryoko. The knowledge-creating theory revisited: knowledge creation as a synthesizing process. Knowledge Management Research & Practice (2003) 1, 2–10.
NONAKA, Ikujiro; TOYAMA, Ryoko; KONNO, Noboru. SECI, Ba and Leadership: a unified model of dynamic knowledge creation. Long Range Planning 33 (2000).
NONAKA, I.; TOYAMA, R.; NAGATA, A. A firm as a knowledge-creating entity: a new perspective on the theory of the firm. Industrial and Corporate Change, v. 9, n. 1, p.1-20, 2000.
PRIBALDI, Henry. Ba, japanese-style knowledge creation concept: a building brinck of innovation process inside organization. Journal Teknik Industri, v. 12, n. 1, juni 2010, p. 1-8.
SILVA, Sérgio Luiz. Gestão do Conhecimento: uma revisão crítica orientada pela abordagem da criação do conhecimento. Ci. Inf., Brasília, v. 33, n. 2, p. 143-151, maio/ago. 2004.
STEWART, A. Thomas. A riqueza do conhecimento: o capital intelectual e a nova organização do século XXI. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2002.
TONET, Helena Correa; PAZ, Maria das Graças Torres. Um modelo para o compartilhamento do conhecimento. RAE, v. 10, n. 2, abr-jun/2006.
WIIG, K. M. Gestão estratégica do conhecimento: de onde veio e para onde vai? Empresas & Tendências, v. 5, n. 48, p. 6-18, agosto 1998.
Apontamentos
- Não há apontamentos.