DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza, Patrícia Ribas Athanázio Hruschka, Ana Paula Roncáglio Heinig Gonçalves

Resumo


O presente artigo tem como enfoque teórico o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social das empresas, tema discutido mundialmente. Traça um breve retrospecto acerca da evolução do Direito Comercial no mundo e, principalmente, no Brasil, até alcançar sua fase empresarial, assim como da expansão econômica ocorrida após a Segunda Guerra Mundial, da globalização, gerando um crescimento desenfreado desatento a questões ambientais e sociais, proporcionando um desenvolvimento de forma desordenada e desestruturada sob o ponto de vista sustentável. O objetivo geral do presente artigo é demonstrar a necessidade das empresas atuarem de forma a colaborar para o desenvolvimento sustentável, fazendo um paralelo com a responsabilidade social da empresa. Qual a importância das empresas manterem sua atuação de forma a preservar o meio ambiente para gerações futuras?Há diferença entre desenvolvimento sustentável e responsabilidade social das empresas? A metodologia utilizada foi o método indutivo, operacionalizado pelas técnicas do referente[1], da categoria[2], do conceito operacional[3] e da pesquisa bibliográfica[4].

[1] “(...) explicação prévia do(s) motivo(s), do(s) objetivo(s) e do produto desejado, delimitando o alcance temático e de abordagem para uma atividade intelectual, especialmente para uma pesquisa.” PASOLD, Cesar Luiz. Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e prática. 12. ed. São Paulo: Conceito Editorial, 2011, p. 54.

[2] “(...) a palavra ou expressão estratégica à elaboração e/ou à expressão de uma idéia.” PASOLD, Cesar Luiz. Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e prática. 12. ed. São Paulo: Conceito Editorial, 2011, p. 25.

[3] “(...) é uma definição para uma palavra e expressão, com o desejo de que tal definição seja aceita para os efeitos das idéias que expomos.” PASOLD, Cesar Luiz. Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e prática. 12. ed. São Paulo: Conceito Editorial, 2011, p. 50.

[4] “(...) em livros (...) e em coletâneas legais.” PASOLD, Cesar Luiz. Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e prática. 12. ed. São Paulo: Conceito Editorial, 2011, p. 103.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.