Análise Da Relação Do Desempenho Discente Em Comparação Com As Características Dos Docentes E Das Instituições De Ensino Superior / Performance Ratio Analysis Students Compared With The Characteristics Of Teachers And Higher Education Institutions
Resumo
Resumo
O objetivo desteartigo é analisar a relação entre as características associadas às universidades brasileiras e docentes e sob o desempenho dos estudantes universitários, para isso recorre-se a uma regressão multivariada. Em particular, analisa-se os dados do Estado de Santa Catarina. Esta pesquisa adota uma análise quantitativa com base nos dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) coletados para o Censo da Educação Superior, 2011, para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e o Indicador de Diferença dentre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), ambos divulgados em 2011. A pesquisa apoia-se no referencial teórico da gestão universitária e aspectos da avaliação de desempenho para realizar a análise proposta. Os resultados da investigação indicam que as características das Instituições de Ensino Superior e dos docentes não conseguem explicar o desempenho apresentado pelos alunos no IDD, enquanto que estes mesmos indicadores possuem algum poder de explicação sobre o desempenho dos alunos destas instituições no ENADE. Em termos estatísticos para as regressões estimadas para o Brasil quase todos os indicadores se mostram significativos.
Palavras-chave: Avaliação de desempenho. Qualidade. Desempenho discente.
Abstract
The objective of this paper is to analyze the relationship between the characteristics associated with Brazilian universities and teachers and in the performance of college students, for it refers to a multivariate regression. In particular, we analyze the data of the State of Santa Catarina. This research adopts a quantitative analysis based on the data provided by the National Institute of Educational Studies Teixeira (INEP) collected for the Census of Higher Education, 2011 to the National Examination of Student Performance (ENADE) and the difference indicator performances from the Observed and Expected (IDD), both released in 2011. the research is supported by the theoretical framework of university management and performance evaluation of aspects to perform the analysis proposed. Research results indicate that the characteristics of higher education institutions and teachers can not explain the performance shown by students in IDD, while these same indicators have some explanatory power on the performance of students in these institutions ENADE. In statistical terms for the regressions estimated for Brazil almost all indicators show significant.
Keywords: Performance evaluation. Quality. Student performance.
Texto completo:
PDFReferências
BEAMON, B. M. Measuring supply chain performance. International Journal of Operations & Production Management. Bingley, United Kingdom, v. 19 n. 3, 1999.
BRASIL. Decreto nº 19.851 de 11 de abril de 1931.
BRASIL. Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, 2004.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases para a educação nacional. Brasília: Ed Esplanada, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Reuni: reestruturação e expansão das universidades federais: diretrizes gerais. Brasília, DF, 2007.
BUARQUE, C. A Universidade numa encruzilhada. Trabalho apresentado na Conferência Mundial de Educação Superior +5, UNESCO, Paris, 23-25 de junho de 2003.
COSTA, E. M. et. al. Eficiência e desempenho no ensino superior: uma análise da fronteira de produção educacional das IFES brasileiras. Rev. Econ. Contemp., Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 415-440, set-dez/2012.
CUNHA, M. I. da. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 32, maio/ago., 2006.
DESLANDES, Suely Ferreira & MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 27 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
DOURADO, L. F. ; OLIVEIRA, J. F. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cadernos CEDES (Impresso), v. 29, p. 201-215, 2009.
EMBIRUÇU, M.; FONTES, C.; ALMEIDA, L. Um indicador para a avaliação do desempenho docente em instituições de ensino superior. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. vol.18 no.69 Rio de Janeiro Oct./Dec. 2010
FIGUEIREDO, M. A. D. et al. Definição de atributos desejáveis para auxiliar a auto-avaliação dos novos sistemas de medição de desempenho organizacional. Gestão & Produção, v.12, n.2, p.305-315, mai.-ago. 2005.
FRAGOSO FILHO, C. Universidade e sociedade. Campina Grande: Edições GRAFSET, 1984.
GUJARATI, D. Econometria Básica. Editora Campus, São Paulo, 2006.
HANSEN, P. B. Um modelo Meso-Analítico de Medição de Desempenho Competitivo de Cadeias Produtivas. 2004. 353 f. Tese. (Doutorado em Engenharia) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Censo da educação superior: 2011 – resumo técnico. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2013.
MACHADO, ANA FLÁVIA; MORO, SUELI; MARTINS, LUDIEMY; RIOS, JUAN. Qualidade do ensino em matemática: determinantes do desempenho dos alunos em escolas públicas estaduais mineiras. Revista Economia, v. 9, n. 01, p. 23-45, jan/abr., 2008
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M.. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. Ed, São Paulo: Atlas, 2010.
MARTINEZ; J. H.; GONÇALVES, F. R.. Avaliação de desempenho dos docentes no ensino superior. Diálogo, Canoas, n. 20, jan-jun, p. 77 - 98, 2012.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC). Nota técnica-INEP. Disponível em: , acesso em: 11/02/2014, 2010.
MESQUITA, S. Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Ensaio: aval.pol.públ.Educ.v. 20, n.76, Rio de Janeiro, July/Sept., 2012.
MORHY, Lauro. Educação, ciência e tecnologia. In: MORHY, Lauro (Org.). Brasil em questão: a universidade e a eleição presidencial. Brasília: UnB, 2002.
OLIVEN, A. C. A Paroquização do ensino superior. Petrópolis: Vozes, 1990.
PEREIRA, J. E. D. O ovo ou a galinha: a crise da profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 92, n. 230, p. 34-51, jan./abr. 2011.
RODRIGUES, C. G.; RIOS-NETO, E. L. G.; PINTO, C. C. de X. Diferenças intertemporais na média e distribuição do desempenho escolar no Brasil: o papel do nível socioeconômico, 1997 a 2005. R. bras. Est. Pop., Rio de Janeiro, v. 28, n. 1, p. 5-36, jan./jun. 2011.
REIFSCHNEIDER, M. B. Considerações sobre avaliação de desempenho. Ensaio, Rio de Janeiro, v. 16, n. 58, p. 47-58, jan./mar. 2008.
RICHARDSON, Roberto Jarryet al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
SINAES. Sistema nacional de avaliação da educação superior: da concepção à regulamentação. 5ed. revisada e ampliada. Brasília: INEP, 2009.
SNESUP. Avaliação pedagógica e carreira docente. Ensino Superior, São Paulo, n. 25, jul./ago./set. 2007.
SCHWARTZMAN, S. Funções e metodologias de avaliação do ensino superior. AVALIAÇÃO. Belém, Pa: UFPa, 1989.
VERNIER, LAURA DESIRÉE SILVA; BAGOLIN, IZETE PENGO. Determinantes do desempenho escolar no Estado do Rio Grande do Sul no ano de 2007: uma análise com regressões quantílicas. Dissertação (Mestrado em Economia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2013.
Apontamentos
- Não há apontamentos.