Análise Da Relação Do Desempenho Discente Em Comparação Com As Características Dos Docentes E Das Instituições De Ensino Superior / Performance Ratio Analysis Students Compared With The Characteristics Of Teachers And Higher Education Institutions

Ronaldo Telles, Sidnei Vieira Marinho

Resumo


Resumo

 

O objetivo desteartigo é analisar a relação entre as características associadas às universidades brasileiras e docentes e sob o desempenho dos estudantes universitários, para isso recorre-se a uma regressão multivariada. Em particular, analisa-se os dados do Estado de Santa Catarina. Esta pesquisa adota uma análise quantitativa com base nos dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) coletados para o Censo da Educação Superior, 2011, para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e o Indicador de Diferença dentre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), ambos divulgados em 2011. A pesquisa apoia-se no referencial teórico da gestão universitária e aspectos da avaliação de desempenho para realizar a análise proposta. Os resultados da investigação indicam que as características das Instituições de Ensino Superior e dos docentes não conseguem explicar o desempenho apresentado pelos alunos no IDD, enquanto que estes mesmos indicadores possuem algum poder de explicação sobre o desempenho dos alunos destas instituições no ENADE. Em termos estatísticos para as regressões estimadas para o Brasil quase todos os indicadores se mostram significativos.

 

Palavras-chave: Avaliação de desempenho. Qualidade. Desempenho discente.

 

 

Abstract

The objective of this paper is to analyze the relationship between the characteristics associated with Brazilian universities and teachers and in the performance of college students, for it refers to a multivariate regression. In particular, we analyze the data of the State of Santa Catarina. This research adopts a quantitative analysis based on the data provided by the National Institute of Educational Studies Teixeira (INEP) collected for the Census of Higher Education, 2011 to the National Examination of Student Performance (ENADE) and the difference indicator performances from the Observed and Expected (IDD), both released in 2011. the research is supported by the theoretical framework of university management and performance evaluation of aspects to perform the analysis proposed. Research results indicate that the characteristics of higher education institutions and teachers can not explain the performance shown by students in IDD, while these same indicators have some explanatory power on the performance of students in these institutions ENADE. In statistical terms for the regressions estimated for Brazil almost all indicators show significant.

 

Keywords: Performance evaluation. Quality. Student performance.

 


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