Um Comparativo Do Perfil De Inovadores De Referência Internacional / A Profile Of Comparative International Reference Innovative

Cristiano Luis Becker, Debora Fabiani Schoulten, Leandro Dorneles dos Santos, Jair Antonio Fagundes, Edio Polacinski

Resumo


RESUMO

Já é consenso nos dias atuais que algumas tarefas cotidianassão executadas pelas pessoas de maneira automática, como por exemplo, acessar e-mails em seus smartphones, ou mesmo curtir um comentário de um amigo em uma rede social. São consideradas inovações tão corriqueiras que sequer passa pela mente dessas pessoas a possibilidade de não existir essas opções em suas vidas. As referidas inovações, são resultados da criatividade de pessoas inovadoras, capazes de mudar o mundo e a maneira com que as pessoas convivem. Neste contexto, destaque-se que o presente artigo foi elaborado com o propósito de apresentar um comparativo entre inovadores de sucesso empresarial, considerados referência internacional em seus segmentos de atuação, no caso, Steve Jobs, fundador da Apple, e Mark Zuckerberg, fundador do Facebook. Como metodologia de pesquisa definiu-se um ensaio teórico, onde se buscou identificar as informações para desenvolver o presente estudo em fontes secundárias, ou seja, livros, artigos, sites, entre outros. Como principais resultados de pesquisa, evidencie-se que foi possível definir um comparativo entre os dois inovadores de referência internacional, bem como identificar diversas características comuns entre os mesmo, como por exemplo, que ambos eram: (i) Centralizadores, sendo que Steve Jobs não permitia que nenhum produto da Apple chegasse ao cliente sem passar por seu aval, já Mark Zuckerberg buscava incansavelmente criar a internet dentro da própria internet; (ii) Perfeccionistas, onde Steve Jobs participava desde o design das lojas até a mais simples tecla do ipod, já Mark Zuckerberg projetava seus sistemas para que se tornassem melhores do que os dos concorrentes; (iii) Apaixonados, pelo fato de que Steve Jobs acreditava que todas as pessoas poderiam mexer em um computador, já Mark Zuckerberg acredita que o Facebook poderia aproximar ainda mais as pessoas; (iv) Geniais, uma vez que Steve Jobs transformou seus produtos em garantia de qualidade e uma referência internacional, já Mark Zuckerberg transformou sua rede social na maior do mundo.

PALAVRAS-CHAVE:Inovação. Sucesso empresarial. Perfil inovador. Referência internacional.

ABSTRACT

It is a consensus today that some everyday tasks are performed by people automatically, such as access email on their smartphones, or even enjoy a comment from a friend on a social network. So commonplace innovations are considered that even goes through the minds of these people the possibility of these options does not exist in their lives. These innovations are the result of the creativity of innovative people who can change the world and the way people live. In this context, it should be mentioned that this article was written with the purpose of presenting a comparison between successful corporate innovators, considered an international benchmark in its segments in the case, Steve Jobs, founder of Apple, and Mark Zuckerberg, founder of Facebook. As a research methodology defined a theoretical essay, which sought to identify the information to develop the present study on secondary sources, for example, books, articles, websites, among others. The main results of research, there is any evidence that it was possible to define a comparison between the two leading international innovators, and identify several common characteristics between the same, for example, that both were: (i) Concentrators, and Steve Jobs not permit any Apple product reached the customer without going through its approval, since Mark Zuckerberg sought tirelessly to create the internet within the internet itself; (ii) Perfectionists, where Steve Jobs participated since the design of the stores even the simplest ipod key, as Mark Zuckerberg projected their systems so that they become better than those of competitors; (iii) In love the fact that Steve Jobs believed that all people could move on a computer, as Mark Zuckerberg believes that Facebook could further bring people together; (iv) ingenious, since Steve Jobs transformed its quality assurance products and an international reference, as Mark Zuckerberg changed his social network in the world's largest.

KEYWORDS: Innovation; Business success; Innovative profile; International reference.


Texto completo:

PDF

Referências


AGR - AGENCIARS. A história do Facebook/Mark Zuckerberg. Disponivel em: . Acesso em: 24 nov. 2012.

ARATA, S. Mark Zuckerberg | Homens que você deveria conhecer #11. Disponivel em: Acesso em: 24 nov. 2012.

ATC - ARQUIVOTEXTO. Ferramentas do Facebook que muitos sabem que existem, mas poucos usam. disponivel em: Acesso em: 24 nov. 2012.

BRASILFRONT. Facebook Rede Social, Mark Zuckerberg o Senhor da Internet, Inovação. Disponivel em: Acesso em: 23 nov. 2012.

CARAS. Perfil Steve Jobs. Disponível em: Acesso em: 16 nov. 2012.

CARLOMAGNO, M. O legado de Steve Jobs. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2012.

CMI - CADAMINUTO. O legado de Steve Jobs. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2012.

CRUZ, B. S. Steve Jobs e Bill Gates: Conheça o perfil de dois empreendedores de sucesso. Disponivel em: Acesso em: 15 nov. 2012.

CRUZ, A. 7 Razões porque Mark Zuckerberg é um bilionário de sucesso. Disponivel em: . Acesso em: 25 nov. 2012.

FARÉ, A. Facebook: Estratégias e Inovações de Mark Zuckerberg. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2012.

GALLO. Carmine. Inovação: a arte de Steve Jobs. São Paulo: Lua de Papel, 2010.

GUGELMIN, F. A trajetória de Steve Jobs. Disponível em: . Acesso em: 16 nov. 2012.

ISAACSON. Walter. Steve Jobs A Biliografia. São Paulo: Schwarz, 2011.

KOHNEY. Leander. A cabeça de Steve Jobs. Rio de Janeiro: Agir, 2008.

MAC - MACWORLDBRASIL. Apple II. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2012.

MDG - MERCADEOGLOBAL. Célebre Discurso de Steve Jobs en la Universidad de Stanford. Disponivel em: . Acesso em: 17 nov. 2012.

MÉRCOLES. PERFIL: Steve Jobs, el genio inconformista detrás del éxito de Apple. Disponivel em: . Acesso em: 17 nov. 2012.

MIRANDA, S. - O método Steve Jobs. Disponivel em: . Acesso em: 15 nov. 2012.

MOREIRA. D. A., QUEIROZ A. C. S. (Org). Inovação organizacional e tecnológica. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

NASSIF, L. Facebook anuncia inovações. Disponivel em: . Acesso em: 24 nov. 2012.

PEREIRA, A. O legado de Steve Jobs terá continuidade na Apple University. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2012.

POZZEBON, R. A história de Mark Zuckerberg. Disponivel em: . Acesso em: 18 nov. 2012.

REUTERS, D. Jobs Buscou Orientação Espiritual na India Antes de Fundar a Apple. Disponivel em: . Acesso em: 25 nov. 2012.

REUTERS, G. Steve Jobs tem um sistema operacional diferente. Disponivel em: . Acesso em: 25 nov. 2012.

SANTOS, B. Inovações no Facebook desbancam o Orkut. Disponivel em: . Acesso em: 23 nov. 2012.

SAWHNEY, R. O legado inovador de Steve Jobs. Disponivel em: . Acesso em: 15 nov. 2012.

SCHERER, F. O legado de Steve Jobs para a gestão da inovação. Disponivel em: . Acesso em: 18 nov. 2012.

SILVA, D.; MUCHA, J.; POLACINSKI, É.; Steve Jobs: O perfil de um inovador de referência internacional. 2012. Artigo – Faculdade de Horizontina, Horizontina, 2012.

TERRA. J. C. C. Inovação quebrando paradigmas para vencer. São Paulo: Saraiva, 2007.

TIGRE. P. B. Gestão da Inovação a Economia da Tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

VRS – VALORES REAIS. Resenha: Inovação: A Arte de Steve Jobs. Disponível em: Acesso em: 16 nov. 2012.

WPD - WIKIPEDIA. Steve Jobs. Disponível em: . Acesso em: 16 nov. 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.