A ASSISTÊNCIA FONOAUDIOLÓGICA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA: UMA REVISÃO DE LITERATURA / SPEECH ASSISTANCE IN THE PROCESS OF INCLUSION OF THE WEARER OF HEARING DISABILITIES: A REVIEW OF THE LITERATURE

Aline Liane Portela Silva, Rita de Cássia Meneses Oliveira

Resumo


A Deficiência Auditiva é tipo de privação sensorial, que constitui-se em das mais significativas limitações ao desenvolvimento, uma vez que a audição é essencial à aquisição da Linguagem. O estudo teve como objetivo discutir o foco da pesquisa referente à assistência fonoaudiológica na qual possibilitará a aquisição e adequação da língua no processo educacional do surdo, descrever a assistência fonoaudiológica dos portadores de surdez relacionado com o processo de inclusão, ressaltar a importância da habilitação e educação e como esta assistência contribui no processo de inclusão social. Trata-se de pesquisa bibliográfica feita através de busca eletrônica no banco de dados scielo abrangendo publicações nacionais no período de 2000 a 2008. As palavras terapia fonoaudiológica, surdez e inclusão social do deficiente auditivo foram usadas isoladamente e em combinação como descritores além do uso de livros de acesso da biblioteca da NOVAFAPI. Dos cento e sessenta e sete artigos, sete tratavam especificamente dos descritores abordados. Conclui-se que a intervenção junto assistência fonoaudiológica e a esses fatores é de fundamental importância para a inclusão do deficiente auditivo e que somados influenciam experiências significativas para melhorar o desenvolvimento do portador de deficiência auditiva.

PALAVRAS-CHAVES: Terapia Fonoaudiológica. Surdez. Inclusão social. Deficientente auditivo.

ABSTRACT

The Hearing is a sort of sensory deprivation, which constitutes one of the most significant limitations to development, since the hearing is essential to language acquisition. The study aimed to discuss the focus of the research concerning speech in which assistance will allow the acquisition and adaptation of language in the educational process of the deaf, describing the speech assistance of deafness related to the inclusion process, highlight the importance of empowerment and education and how this assistance contributes to the social inclusion process. This is a literature search done through electronic search in the scielo database covering national publications in the period from 2000 to 2008. Speech therapy words, deafness and social inclusion of the hearing-impaired were used singly and in combination as descriptors and the use of books library of FACULDADE NOVAFAPI access. Of the hundred and sixty-seven articles, seven were specifically addressed descriptors. It is concluded that the intervention with speech therapy and assistance to these factors is of fundamental importance to the inclusion of the hearing impaired and that combined influence significant experiences to improve the development of hearing.

KEYWORDS: Phonoaudiological Therapy. Deafness. Social Inclusion. Auditive Handicapped.

 


Palavras-chave


Terapia Fonoaudiologica;Surdez; Inclusão Social do Deficiente Auditivo

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Revista Saúde em Foco N° 1/2014