A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: UMA REVISÃO DE LITERATURA / THE PRODUCTION OF KNOWLEDGE IN THE AREA OF ADAPTED PHYSICAL EDUCATION: A REVIEW OF LITERATURE

Antonio Carlos Leal Cortez, Horrana Veríssimo Lima, Robert Maurício Oliveira Araújo, Maria do Perpétuo Socorro Batista

Resumo


O presente estudo tem como objetivo desenvolver estudos exploratórios sobre a produção científica no campo da Educação Física Adaptada presente no Portal de periódicos da CAPES e SOBAMA. Realizou-se a busca dos artigos na base de dados das bibliotecas eletrônicas doPortal de periódicos da CAPES e periódicos SOBAMA. Foram selecionados 220 trabalhos e submetidos a análise de conteúdo. Os dados coletados foram organizados em categorias e subcategorias: Tematização; subcategoria - área de concentração; Categoria Metodológica: subcategoria – objetivos e procedimento metodológico. Os resultados apontaram que a produção científica no âmbito da Educação Física Adaptadaconcentrou-se na área da Deficiência Intelectual (33%) e Deficiência Motora (30%), assim como, a prevalência de temáticas acerca da inclusão e acessibilidade e aptidão física. A prevalência dos objetivos de pesquisa concentrou-se na investigação dos efeitos da atividade motora adaptada no desempenho motor. O estudo também revelou a prevalência de pesquisas experimentais e de levantamento. Portanto, o estudo revelou a existência de lacunas tanto no âmbito da pesquisa em atividade motora adaptada, especificamente no campo da Deficiência Auditiva, Deficiência Visual e das Deficiências Múltiplas, como também no volume de produções e na opção por metodologias qualitativas e mistas.

Palavras-chave: Educação Física Adaptada. Portadores de deficiência. Produção acadêmica.

 

ABSTRAT

The present study aims to develop exploratory studies on the scientific production in the field of Adapted Physical Education Portal in this serial CAPES and SOBAMA. Conducted to search for articles in the database of electronic libraries Portal CAPES journals and periodicals SOBAMA. Content analysis and submitted 220 works were selected. The data collected were organized into categories and subcategories:Thematization; subcategory - area of ​​concentration ; Methodology Category : sub - goals and methodological approach . The results indicated that the scientific literature in the Adapted Physical Education focused in the area of ​​Intellectual Disability (33 %) and Motor Disabilities (30 %), as well as the prevalence of themes about inclusion and accessibility and physical fitness. The prevalence of research goals focused on investigating the effects of motor activity adapted in engine performance. The study also revealed the prevalence of experimental research and survey. Therefore, the study revealed the existence of gaps both within the research adapted motor activity, specifically in the field of Hearing Impairment , Visual Impairment and Multiple Disabilities , as well as the volume of production and the option for qualitative and mixed methodologies.

Keywords: Adapted Fhysical Education. Disabled. Academic Production.

 


Palavras-chave


Educação Física Adaptada; Portadores de deficiência; Produção acadêmica.

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Revista Saúde em Foco N° 1/2014