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Diretrizes para Autores

SEMANA CIENTÍFICA DA FACULDADE SANTO AGOSTINHO – SEC


NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

Os artigos científicos devem ser apresentados em forma de Painéis/Pôsteres/Banners, seguindo as referências normativas abaixo, além das normas estabelecidas no edital.

1. NORMAS DA ABNT• NBR 6022 de 2003 apresenta os elementos que constituem um artigo cientifico; • NBR 6023:2002 –Informação e documentação – Referências – Elaboração; • NBR 6024:2003 – Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação; • NBR 6028:2003 – Informação e documentação - Resumo – Apresentação; • NBR 10520:2002 – Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação; • IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.

2. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS 
Os artigos científicos devem ser apresentados em Painéis/Pôsteres/Banners, seguindo as referências normativas abaixo, além das normas estabelecidas no edital. • NBR 6022 de 2003 apresenta os elementos que constituem um artigo cientifico;• NBR 6023:2002 –Informação e documentação – Referências – Elaboração;• NBR 6024:2003 – Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação;• NBR 6028:2003 – Informação e documentação - Resumo – Apresentação;• NBR 10520:2002 – Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação;• IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.3. ESTRUTURA DO

ARTIGO CIENTÍFICO

O artigo científico deve conter no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) páginas com texto corrido, obedecendo à seguinte estrutura:• Título completo; • Autor e filiação institucional; • Titulação do(s) autor(es) em nota de rodapé; • Opcionalmente, constar em nota de rodapé informações indicando as fontes de apoio financeiro e o evento científico em que o trabalho foi apresentado; • Resumo (em inglês Abstract, em espanhol Resumen) do artigo será na língua escolhida para o trabalho. O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento, conforme NBR 6028:2003. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original. Indica-se que o resumo deverá ter exatamente 250 palavras. • Palavras-chave, que devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Não é aconselhável o uso de palavras muito genéricas, ambíguas ou combinações longas e sim palavras ou termos bem específicos. As palavras-chave também devem estar na versão da língua selecionada para o texto (em inglês Keywords; em espanhol Palabras clave); • Corpo do texto, que deve se possuir as seguintes partes: introdução, desenvolvimento e considerações finais, se necessário, devidamente renomeadas, sendo o texto elaborado em conformidade com normas da ABNT elencadas anteriormente. • Introdução, que é a parte inicial do artigo. A introdução vem logo após o resumo, seguida de as palavras-chave na língua selecionada (Português, Espanhol ou Inglês). Nesta parte devem constar a delimitação do assunto tratado, os  objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema explorado.  • Corpo do texto, parte principal do artigo, contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Esta parte do trabalho divide-se em seções e subseções, conforme a NBR 6024:2003, que variam em  função da abordagem do tema e do método. Nesta etapa deve constar o referencial teórico do estudo, a metodologia utilizada para a execução da pesquisa e a análise dos resultados obtidos.  • Considerações Finais, que é a finalização do artigo. As considerações finais devem corresponder ao problema, aos objetivos e às hipóteses do estudo.  • Por último têm-se os elementos opcionais que são: apêndices e anexos.


4. Formatação de texto:
O texto deve ser digitado em espaço 1,5. Deve-se usar fonte Times New Roman, tamanho de fonte 12 (exceto quando utilizar citações recuadas). As páginas do trabalho devem estar numeradas (exceto a primeira página) na margem superior direita.• O formato de papel deverá ser A4, com formatação de margens superior e esquerda (3 cm), inferior e direita (2 cm).• Os textos devem primar pela produção própria e apresentar introdução, desenvolvimento e conclusões ou  considerações finais, sendo elaborado em conformidade com normas da ABNT elencadas acima.• As referências também devem seguir rigorosamente as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT, NBR 6023:2002. • Utiliza-se o mínimo de notas de rodapé (notas explicativas). As notas, quando utilizadas, devem ser indicadas por algarismos arábicos no texto. • Os anexos serão incluídos somente quando considerados indispensáveis para a complementação de uma parte do artigo.  As folhas dos anexos também devem ser numeradas e contam na paginação total. Tabelas, quadros e figuras apresentam-se devidamente numerados, com legendas e títulos apropriados.

5. NORMAS DA ABNT: os artigos submetidos à seleção devem estar de acordo com as regras da ABNT e já revisados em relação à Língua Portuguesa, Espanhola ou Inglesa. As referências devem seguir rigorosamente as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT, NBR 6023:2002.


6. INEDITISMO: todos os trabalhos apresentados devem ser inéditos e não devem estar em avaliação para publicação por nenhum outro veículo. Por inédito considera-se trabalho não publicado em nenhum periódico, impresso ou virtual.

7. AUTORIA e COAUTORIA: os artigos poderão ser elaborados de forma individual ou em grupo, contemplando, no máximo, oito coautores, podendo concorrer graduandos, graduados e estudantes Pós-Graduação, bem como, profissionais das áreas de atuação especificadas. Poderão participar, ainda, autores e profissionais não vinculados às instituições de ensino superior.

8. Os artigos completos submetidos à XI SEC FSA 2013 serão publicados na íntegra na seção das revistas da Faculdade Santo Agostinho, ficando disponíveis no link: http://189.43.21.151/revista/index.php/anaissec

9. DECLARAÇÃO DO CONSELHO DE ÉTICA Os autores de artigos que envolvem relatos e experiências envolvendo seres humanos e animais devem indicar, no corpo do texto, na descrição dos procedimentos metodológicos, se o trabalho está em conformidade com as normas éticas da comissão responsável pela experimentação humana (institucional e nacional) e animais. A pesquisa a ser publicada deve apresentar termos de consentimento livre e esclarecido, a constar nos anexos e/ou apêndices. Verifique as normas no link: http://www.fsanet.com.br/institucional/comite-de-etica   10. ESTRUTURA DO PAINEL/POSTER/BANNER:O painel/pôster/banner deve ser elaborado obedecendo à seguinte estrutura:• Título do trabalho completo em português;• Autor e filiação institucional;• Titulação do(s) autor (es); • Resumo em português, que deve ressaltar: o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento, conforme NBR 6028:2003. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original;• As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Não é aconselhável o uso de palavras muito genéricas, ambíguas ou combinações longas e sim palavras ou termos bem específicos;• Logo após o resumo e as palavras-chave na língua vernácula (português), vem a introdução que é a parte inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema explorado. Em seguida desenvolve-se a parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções, conforme a NBR 6024:2003, que variam em função da abordagem do tema e do método. Nesta etapa deve constar o referencial teórico do estudo, a metodologia utilizada para a execução da pesquisa e a análise dos resultados obtidos. Na finalização do artigo apresenta-se a conclusão ou considerações finais correspondentes aos objetivos e hipóteses do estudo;• Após a conclusão segue-se com as referências (elemento obrigatório, elaborado conforme a NBR 6023:2002). • Formato. O pôster/banner/painel deve ter a seguinte dimensão: 1,40 cm de altura por 1,00 cm de largura. Nos trabalhos vinculados a Faculdade Santo Agostinho devem constar a logomarca FSA.





 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

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