Bullying E Adolescência: Experiência Em Uma Escola Pública De Teresina-PI / Bullying And Adolescence: Experience In A Public School Teresina, PI

Thayse Emanuelle Menezes dos Santos, Francisco de Oliveira Barros Júnior

Resumo


O presente artigo é um recorte da Dissertação do Programade Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPI, defendida em2012, intitulada “As implicações do bullying nas subjetividades deadolescentes de uma escola pública de Teresina-PI”. Os objetivos foram desvendar as repercussões do bullying na sua relação com a formação das identidades de adolescentes em uma escola públicade Teresina–PI; descrever os fatores desencadeantes das práticasde bullying entre os adolescentes de escola pública; elencar os múltiplos discursos proferidos sobre esta temática e proceder a um levantamento das ações produzidas visando o enfrentamento do bullying nas escolas. Esse estudo foi realizado a partir da abordagem qualitativa, configurando uma pesquisa de campo do tipo exploratória. Foram adotadas a observação participante, palestras, entrevistas semi-estruturadas e oficinas em uma escola da Rede de Ensino público de Teresina – Piauí. Os sujeitos da pesquisa foram 6 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, entre 12 e 16 anos de idade, sendo 2 autores, 2 alvos e 2 testemunhas; 2 professores e 2 membros da equipe diretiva. E tiveram como conclusões a urgência de ações de enfrentamento antibullying, contínuas, entre os adolescentes; emaiores discussões sobre a temática a partir de vários saberes envolvendo família, escola e adolescentes.

Palavras-chave


Bullying. Escola. Adolescência.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)