Realidades E Ficções No Audiovisual: Os Mecanismos De Produção Em Tia Dita – No Raiar Da Aurora / Realities And Fictions In The Audiovisual: The Production Mechanisms Of Tia Dita – In Raiar From Aurora

Alessandra Cruz Guedes Rios, Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky

Resumo


Este artigo tem como objeto de estudo o curta-metragem Tia Dita – no raiar da aurora, realizado por meio do projeto Oficinas Tela Brasil – uma iniciativa derivada das políticas culturais, cujo intuito é oferecer educação audiovisual gratuita as jovens de comunidades brasileiras. Por meio deste estudo, propõe-se uma investigação dos mecanismos de produção do documentário em questão, com base em pressupostos teórico-metodológicos do campo do audiovisual, e a construção da noção de história pelos alunos, no intuito de verificar se a tensão entre realidades e ficções – dupla questão inerente a esse tipo de documento – está presente ou ausente neste processo. Uma das reflexões a que se chega ao final deste artigo é a de que a falta de percepção com relação a estes mecanismos acaba por impactar diretamente na noção que se constrói acerca de história e até mesmo de linguagem audiovisual.

 

Palavras-chave: Realidades E Ficções Do Audiovisual. Mecanismos De Produção Do Audiovisual; História. Tia Dita – No Raiar Da Aurora. Oficinas Tela Brasil.

 

ABSTRACT

 

The object of study in this paper consists in a short film named “Tia Dita – no raiar da aurora”, a production performed by “Oficinas Tela Brasil” project, made possible through cultural incentive laws, witch has the intention to offer free audiovisual education to teenagers living in Brazilian communities. This study suggests an investigation about the production mechanisms of said documentary, from theoretical and methodological assumptions of the audiovisual field, and construction of the history notion by students, in order to verify if the tension between reality and fiction, double question inherent in this type of document, is present or absent in this process. One of the major reflection point which this article propose is that the lack of awareness regarding these mechanisms ultimately creates a direct impact on the notion which one can builds about history and even audiovisual language.

 

Keywords: Realitys And Fictions Of Audiovisual. Audiovisual Production Mechanisms. History. Tia Dita – No Raiar Da Aurora. Oficinas Tela Brasil.

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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.1.8

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