A Negação do Trabalho e da Exploração Infantil no Discurso Publicitário / The Negation of Labour and Child Exploitation in Commercial Speech
Resumo
Neste estudo, pretende-se analisar sentidos ligados à manutenção da infância no discurso publicitário em sua relação com o silenciamento/interdito da desigualdade e produção do efeito de responsabilidade social. Para tanto, analisam-se peças publicitárias sobre a exploração do trabalho infantil produzidas pelo Unicef e Ministério Público do Trabalho e CEEE, do Sul do Brasil, sobre ser criança e sua relação com sentidos negativados de trabalho adulto na infância. Em A negação do trabalho e da exploração infantil no discurso publicitário, analisa-se o sentido do brincar e do trabalho no discurso das crianças e no publicitário. Apanha-se a relação da FDMI com a formação discursiva do Mercado (FDM) por oposição em que se nega a criança mercadoria e o trabalho na infância para refutar posições de sujeito que oprimem a criança em sociedade. São esses sentidos que remetem a modos de discursivizar a infância e o ser criança em relação ao real histórico e jurídico, com o silenciamento e o interdito das desigualdades sociais.
Palavras-Chave: Criança. Trabalho E Exploração Infantil. Análise Do Discurso. Discurso Publicitário.
ABSTRACT
This study aims to analyze meanings linked to child maintenance in advertising discourse in their relationship as muting / interdict inequality and production of social responsibility effect. Therefore, we analyze advertisements on the exploitation of child labor produced by UNICEF and the Ministry of Labor and CEEE, South of Brazil, about being a child and their relationship to negative results way of working adult in childhood. In Denial of labor and child exploitation in advertising discourse analyzes the sense of play and work in the children's speech and advertising. Catch up the relationship of FDMI with the discursive formation Market (FDM) as opposed to that denies the child merchandise and work in childhood to refute subject positions that oppress the child in society. These are ways that lead to ways of discursivizar childhood and being a child in relation to the real historical and juridical, with the silencing and the interdict social inequalities.
Keywords: Child Labor And Child Exploitation. Discourse Analysis. Advertising Discourse.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.4.11
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