Educação de Jovens e Adultos: Políticas de Formação / Youth and Adult Education: Training Policies

Maria de Fátima Uchôa de Castro Macêdo

Resumo


Objetiva-se, situar a EJA no atual cenário político nacional, resgatando aspectos de sua evolução histórica; analisar as políticas de formação para o educador, com o intuito de perceber mudanças ocorridas nas últimas décadas; e estabelecer correlação entre EJA e cidadania, concebida como chance de intervenção no contexto. O marco teórico prioriza a Constituição Federal de 1988, o Documento Base do PROEJA, as Leis n. 9.394 / 1996 e n. 13.005 / 2014. Inclui, autores, como Alves et al. (2015), que descrevem a V CONFINTEA, marco importante para a EJA, no Brasil; Paulo Freire (1987, 2002, 2006), estudioso essencial na educação de adultos no país e Pedro Demo (2006), que confronta o pensamento de Freire à chegada da leitura virtual.  O tema carece de maior aprofundamento, sendo discutidos os pontos centrais na introdução.  Nesse contexto, a EJA emerge como caminho natural para jovens e adultos retardatários do saber, que poderão enfrentar, de forma mais igualitária e equânime oportunidades emergentes do mercado de trabalho e as portas do ensino superior que começam a se abrir.

 

Palavras-chave: Educação brasileira. Educação de Jovens e Adultos. Políticas de Formação.

 

ABSTRACT

 

This paper aims to place Youth and Adult Education (EJA) in the current national political scene, rescuing aspects of its historical evolution; analyze training policies for the educator in order to realize changes in recent decades; and establish a correlation between adult education and citizenship, conceived as a chance to intervene in context. The theoretical milestone prioritizes the Federal Constitution of 1988, PROEJA Base Document, the Laws n. 9,394 / 1996 and n. 13005 / 2014. It includes authors such as Alves et al. (2015), describing the V CONFINTEA important milestone for adult education in Brazil; Paulo Freire (1987, 2002, 2006), essential scholar in the country adult education and Pedro Demo (2006), who confronts the thought of Freire and the arrival of virtual reading. The subject needs further deepening, discussed the main points in the introduction. In this context, EJA emerges as a natural way for young people and adults in the learning process that may face more equal and equitable emerging opportunities in the labor market and the higher education doors beginning to open.

 

Keywords: Brazilian education. Youth and Adult Education. Training policies. 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.5.7

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