UMA ESTRUTURA COMPOSICIONAL PARA DOIS GÊNEROS: A NOTÍCIA E A NOTÍCIA SATÍRICA

Emanoel Barbosa de Sousa, Francisco Alves Filho

Resumo


Este artigo tem por objetivo descrever como a estrutura composicional do gênero notícia é utilizada para a realização de “sátiras noticiosas” ou notícias satíricas, um gênero que tem ganhado bastante destaque no meio digital nos últimos anos no Brasil. Para a realização deste estudo utilizamos como base teórica a Teoria Sociorretórica de gêneros com base nas produções de Miller (1984 [2009]), Swales (1990), Bhatia (1993) e Bazerman (2005) e para o desenvolvimento do estudo da estrutura composicional da notícia nos baseamos em Van Dijk (1988) e Gradim (2000). Aplicamos o método apresentado por Swales (1990) que se baseia na identificação dos elementos estruturais de composição do gênero e do seu funcionamento para a realização do propósito comunicativo global do gênero. Verificamos por meio deste estudo que a forma do gênero notícia é utilizada para provocar humor quando unida ao aspecto satírico da produção discursiva deste tipo de notícia. Desta maneira, a notícia satírica confere um significado diferente à estrutura empregada na notícia verídica, pois contrasta a forma reconhecida de noticiar algo relevante para um grupo social com um conteúdo fictício que busca satirizar práticas e fatos sociais.

Palavras-chave


Notícia satírica; Estrutura composicional; Propósito comunicativo.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES-FILHO, Francisco. Gêneros Jornalísticos: notícias e cartas de leitor no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2011.

ALVES-FILHO, Francisco. Integridade genérica versus versatilidade no editorial de jornal. In: V SIGET: Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2009, Caxias do Sul - RS.

ASKEHAVE, Inger & SWALES, John M. Identificação de gênero e propósito comunicativo: um problema e uma possível solução. In: Gêneros e sequências Textuais. BEZERRA, Benedito Gomes;

BIASI-RODRIGUES, Bernadete & CAVALCANTE, Monica Magalhaes (Orgs.). Recife: Edupe, 2009. p. 221-247.

BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch. Estética da criação verbal / Mikhail Bakhtin [tradução feita a partir do francês por Maria Emsantina Galvão G. Pereira revisão da tradução Marina. 2’ cd. —São Paulo Martins Fontes, 1997.

BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação; Angela Paiva Dionísio e Judith Chambliss Hoffnagel (Org.). Tradução e adaptação Judith Chambliss Hoffnagel. 3 ed.. São Paulo: Cortez, 2009.

CORREIA, João Carlos. Teoria e crítica do discurso noticioso: notas sobre jornalismo e representações sociais. Covilhã: Labcom, 2009.

FILGUEIRAS, Mariana. É tudo Mentira. Disponível em: . Acesso em: 26/08/2012.

GRADIM, Anabela. Manual de Jornalismo. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2000.

JORGE, Thais de Mendonça. A notícia e os valores-notícia. O papel do jornalista e dos filtros ideológicos no dia-a-dia da imprensa. UNIrevista, Vol. 1, no. 3, 2006. Disponível em: . Acesso em: 10/06/2011.

MEIONORTE.COM. Disponível em: http://www.meionorte.com/oeiras/assis-carvalho-sofre-infarto-em-oeiras-e-e-transferido-para-teresina-209108.html. Acesso em: 18/05/2012.

MEIUNORTE.COM. Disponível em: http://meiunorte.com/deputado-assis-carvalho-passa-mal-e-exames-comprovam-que-ele-tem-coracao/#.UX7PF0qfzYQ. Acesso em: 18/05/2012.

MILLER, Carolyn R. Estudos sobre Gênero Textual, Agencia e Tecnologia. Angela Paiva Dionísio, Judith Chambiss Hoffnagel; tradução e adaptação de Judith Chambiss Hoffnagel [et al]. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.

PÁGINA The Piauí Herald. Disponível em: http://revistapiaui.estadao.com.br/blogs/herald. Acesso em: 03/10/2012.

PORTAL Meiunorte. Sobre nós. Disponível em: . Acesso em: 20/01/2012.

SENSACIONALISTA. Quem somos. Disponível em: . Acesso em 03/10/2012.

SILVA, Marta Cristina da. A Noção de Gênero em Swales: Revisitando Conceitos. Disponível em: . Acesso em: 20/12/2011.

SOUSA, Jorge Pedro (2002). Por que as notícias são como são? Construindo uma teoria da notícia. Biblioteca On-Line de Ciências da Comunicação. Disponível em:. Acesso em: 13/04/2011.

SOUSA, Jorge Pedro (2004). Construindo uma Teoria Multifactorial da Notícia como uma Teoria do Jornalismo. Biblioteca On-Line de Ciências da Comunicação. Disponível em: . Acesso em: 20/01/2012.

VAN DIJK, Teun A. News as Discurse. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1988.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)