Gêneros Discursivos: Uma Abordagem Dialógica Da Linguagem / Discourse genres: An Approach From Dialogic Language

Eliane Pereira dos Santos

Resumo


Este artigo objetiva discutir a importância de o professor utilizar no ensino da língua materna metodologias que contemplem a perspectiva dialógica da linguagem proposta por Bakhtin, a fim de que possa contribuir com metodologias que favoreçam um ensino de linguagem pautado no uso dos gêneros do discurso, partindo da interação social em consonância com condições concretas de uso da linguagem em diferentes situações comunicativas. Verificando, desse modo, o caráter socio discursivo dos gêneros, para então, examinar as formas da língua em sua análise linguística. Desse modo os alunos terão condições de se apropriarem e utilizarem os gêneros do discurso como mediadores das atividades de linguagem a partir de diferentes situações comunicativas, havendo assim, uma aproximação entre o ensino de língua na escola e seu uso na vida real. Segundo Bakhtin (2003[1979]), o dialogismo é um princípioconstitutivo da linguagem, uma vez que todo enunciado mantémrelações de diálogo com outros enunciados que já foram ditos, ecom outros que ainda serão ditos. Diante disso questionamos comoé possível, no estudo de língua materna, relacionar o verbal e o extraverbal? Selecionamos como corpus textos produzidos por alunos do Ensino Fundamental Menor. A análise dos dados nos revelou que, mesmo nas séries iniciais, quando os alunos escrevem para um locutor real, levando em consideração aspectos extraverbais, eles realizam uma escrita mais cuidadosa, preocupando-se com aspectos funcionais e estilístico-composicionais e mostram-se mais engajados nas atividades propostas.

Palavras-chave


Gêneros discursivos. Dialogismo. Bakhtin

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)