O Programa Saúde na Escola com Enfoque em Drogadição: As Percepções da Comunidade Escolar / The Health Assistance at School With Focus on Drug Addcition: Perceptions of the School Community

Vinícius de Abreu Mussa Gaze, José Vicente Lima Robaina

Resumo


O Programa Saúde na Escola é uma política pública federal pactuada entre as áreas de Saúde e Educação, com a finalidade de prestar atendimento básico de saúde direto nas escolas públicas municipais. O objetivo da pesquisa foi de avaliar as percepções da comunidade escolar sobre os resultados do Programa, com enfoque na drogadição e verificar os resultados relativos à reintegração social dos jovens. A metodologia aplicada foi um estudo de caso utilizando os pressupostos da pesquisa qualitativa, com método hermenêutico, analítico, descritivo e observacional, tendo na análise de conteúdos as técnicas de análise e interpretação dos dados, através da aplicação de questionários com perguntas abertas e análise de conteúdo das respostas acerca das ações previstas. Na população pesquisada, foram incluídos os membros da comunidade local, os profissionais do Programa, os alunos da escola envolvidos com drogas ilegais e os professores. Os resultados mostraram os efeitos positivos da ação, pois uma parte dos membros da comunidade reconheceu as ações de combate às drogas na comunidade. Os gestores indicaram resultados positivos com os jovens drogaditos que tiveram apoio familiar e buscaram ajuda dos profissionais ligados ao Programa. Os alunos indicaram que houve diminuição do uso e tráfico de drogas dentro da escola e confirmaram que as vagas para os grupos de apoio e tratamento estão sendo oferecidas. Os professores confirmaram que o uso de drogas diminuiu naquela escola.  Conclui-se que os resultados positivos das ações foram percebidos pela comunidade escolar.

 

Palavras-chave: Drogadição. Saúde. Educação. Políticas Públicas.

 

 

ABSTRACT

 

The School Health Program is a federal public policy agreed between the areas of health and education, in order to provide primary care direct health in public schools. The objective was to evaluate the perceptions of the school community about the results of the program, focusing on drug addiction and verify the results for the social reintegration of young people. The methodology used was a case study using the assumptions of qualitative research, with hermeneutic, analytical, descriptive and observational method, and the content analysis techniques of analysis and interpretation of data through questionnaires with open questions and analysis content of the answers about the planned actions. In the studied population, the members were included in the local community, the professionals of the program, the school students involved with illegal drugs and teachers. The results showed the positive effects of action, as a part of community members recognized the anti-drug actions in the community. Managers indicated positive results with young drug addicts who had family support and sought help from professionals linked to the program. Students indicated a decrease in the use and trafficking of drugs within the school and confirmed that the places for support groups and treatment are being offered. Teachers confirmed that drug use has declined in that school. It was concluded that the positive results of actions were perceived by the school community.

 

Keywords: Drug Addiction. Health Education. Public Policy.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.6.13

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