O Programa Saúde na Escola com Enfoque em Drogadição: As Percepções da Comunidade Escolar / The Health Assistance at School With Focus on Drug Addcition: Perceptions of the School Community
Resumo
O Programa Saúde na Escola é uma política pública federal pactuada entre as áreas de Saúde e Educação, com a finalidade de prestar atendimento básico de saúde direto nas escolas públicas municipais. O objetivo da pesquisa foi de avaliar as percepções da comunidade escolar sobre os resultados do Programa, com enfoque na drogadição e verificar os resultados relativos à reintegração social dos jovens. A metodologia aplicada foi um estudo de caso utilizando os pressupostos da pesquisa qualitativa, com método hermenêutico, analítico, descritivo e observacional, tendo na análise de conteúdos as técnicas de análise e interpretação dos dados, através da aplicação de questionários com perguntas abertas e análise de conteúdo das respostas acerca das ações previstas. Na população pesquisada, foram incluídos os membros da comunidade local, os profissionais do Programa, os alunos da escola envolvidos com drogas ilegais e os professores. Os resultados mostraram os efeitos positivos da ação, pois uma parte dos membros da comunidade reconheceu as ações de combate às drogas na comunidade. Os gestores indicaram resultados positivos com os jovens drogaditos que tiveram apoio familiar e buscaram ajuda dos profissionais ligados ao Programa. Os alunos indicaram que houve diminuição do uso e tráfico de drogas dentro da escola e confirmaram que as vagas para os grupos de apoio e tratamento estão sendo oferecidas. Os professores confirmaram que o uso de drogas diminuiu naquela escola. Conclui-se que os resultados positivos das ações foram percebidos pela comunidade escolar.
Palavras-chave: Drogadição. Saúde. Educação. Políticas Públicas.
ABSTRACT
The School Health Program is a federal public policy agreed between the areas of health and education, in order to provide primary care direct health in public schools. The objective was to evaluate the perceptions of the school community about the results of the program, focusing on drug addiction and verify the results for the social reintegration of young people. The methodology used was a case study using the assumptions of qualitative research, with hermeneutic, analytical, descriptive and observational method, and the content analysis techniques of analysis and interpretation of data through questionnaires with open questions and analysis content of the answers about the planned actions. In the studied population, the members were included in the local community, the professionals of the program, the school students involved with illegal drugs and teachers. The results showed the positive effects of action, as a part of community members recognized the anti-drug actions in the community. Managers indicated positive results with young drug addicts who had family support and sought help from professionals linked to the program. Students indicated a decrease in the use and trafficking of drugs within the school and confirmed that the places for support groups and treatment are being offered. Teachers confirmed that drug use has declined in that school. It was concluded that the positive results of actions were perceived by the school community.
Keywords: Drug Addiction. Health Education. Public Policy.
Referências
BALLANI, T. S. L.; OLIVEIRA, M. L. F. Uso de drogas de abuso e evento sentinela: construindo uma proposta para avaliação de políticas públicas. Texto contexto - enferm, Florianópolis, v. 16, n. 3, p. 488-494, set. 2007.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 1977.
BARROS, M. A; PILLON, S. C. Atitudes dos profissionais do Programa Saúde da Família diante do uso e abuso de drogas. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 11, n. 4, dez. 2007.
BRASIL. Decreto n°. 6286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola - PSE. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Programa Saúde na Escola, 2013. Manual Instrutivo. Brasília: Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, 2013.
FEFFERMANN, M.; FIGUEIREDO, R, Redução de danos como estratégia de prevenção de drogas entre jovens. Boletim do Instituto de Saúde, ano 12, dez, 1-6. 2006.
GONÇALVES, M. A. S. Estudo de Caso, Mídia Eletrônica, São Leopoldo, PPGEDU, set, 2-636. 2005.
HAMMES, L. J. Aprendizados de convivência e a formação de capital social: um estudo sobre grupos juvenis. 2005. 205 f. Tese (Doutorado). - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2005.
OAIGEN, E. R. Atividades extraclasse e não formais: uma política para a formação do pesquisador. Chapecó: Grifos, 1996.
OSPINA-DIAZ, J. M.; MANRIQUE-ABRIL, F. G.. Illegal psychoactive substance consumption amongst older school children in the city of Tunja, Colombia. Rev. Salud Pública, Bogotá, 2014.
RIBEIRO, M. et al. O sistema público de saúde e as ações de reabilitação no Brasil. Rev Panam Salud Publica, Washington, v. 28, n. 1, jul. 2010.
ROBAINA, J. V. L. Saberes construídos em projeto de prevenção ao abuso de drogas: subsídios para a formação do educador. 2007. 315 f. Tese (Doutorado). – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, São Leopoldo, RS, 2007.
PESTALOZZI, J. H. Cartas sobre educación infantil. 3. ed. Madrid: Tecnos, 2006.
PINHEIRO, A. A realidade do consumo de drogas nas populações escolares. Rev Port Clin Geral, Lisboa, v. 27, n. 4, jul. 2011.
PUTNAM, R. D. Social capital, measurement and consequence. Canadian Journal of Public Research, v. 2, n. 1, spring 2001.
QUINTANA, J. M. C. Introducción. In: PESTALOZZI, Johann H. El canto del cisne. Barcelona: Alertes, 2003.
ROGERS, C. A terapia centrada no paciente. Lisboa: Moraes Editores, 1974.
TINOCO, D. S. Análise sequencial de políticas públicas nas abordagens da ciência política e da gestão (Management). Cad. EBAPE. BR, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, mar. 2010.
VARGAS, D; et al. Representação social de enfermeiros de centros de atenção psicossocial em álcool e drogas (CAPS AD) sobre o dependente químico. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, jun. 2013.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.6.13
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)