Teoria das Representações Sociais no Campo da Economia Solidária: Um Olhar Sobre a Coleta de Materiais Recicláveis / Social Representations Theory in the Field of Solidarity Economy: A Look at the Recyclable Material's Collection

Denis Renato de Oliveira, Filipe Toscano de Brito Simões Correa, Diego Cesar Terra de Andrade, João Luiz Passador

Resumo


A presente pesquisa investiga o fenômeno da representação social em duas organizações da cadeia produtiva da reciclagem, buscando observar e entender a visão que os indivíduos têm de si como trabalhadores e do seu trabalho, possibilitando não somente o entendimento do comportamento humano e da gestão nestas organizações, como também o desenvolvimento da Teoria das Representações Sociais (TRS) no campo da Administração. A pesquisa, de caráter qualitativo, comparou o conteúdo das entrevistas dos trabalhadores e de seus coordenadores e evidenciou não ser possível encontrar nas representações sociais a mesma complexidade e variedade das agendas atribuídas a estas organizações da economia solidária, pois a compreensão do papel social desta atividade se depara com o comportamento tendencioso e conflitante da realidade, que interpreta e valoriza o mote econômico-financeiro, especialmente a necessidade de geração de trabalho e renda.

 

Palavras-chaves: Teoria das Representações Sociais. Economia Solidária. Materiais Recicláveis.

 

ABSTRACT

 

 This research inquires the social representation phenomenon in two organizations in recycling supply chain, trying to observe and understand the vision that individuals have of themselves as workers and their work, enabling not only the understanding of human behavior and management in these organizations but also about the possibility of development of Social Representations Theory (SRT) in the field of Administration. The research, of qualitative character, compared the worker interviews contents and their coordinators and showed not be possible find in the social representations the same complexity and variety of agendas assigned to these organizations of Solidarity Economy, because the understanding of the social role of this social activity are faced with the biased and conflicted behavior of reality, that interprets and enhances the economic and financial motto, especially the need to generate employment and income.

 

Keywords: Social Representations Theory. Solidarity Economy. recyclable materials.


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


BARBOSA, R. N. C. A economia solidária como política pública: uma tendência de geração de renda e ressignificação do trabalho no Brasil. São Paulo: Cortez, 2007.

CALBINO, D; BARRETO, R; DINIZ, A. P. P. Economia Solidária e Políticas Públicas: uma aproximação possível, mas desejável? Gestão Contemporânea. Porto Alegre, ano 8, n.9, p. 129-154, jan./jun. 2011.

CARMO, M. S. F; OLIVEIRA, J. A. P; ARRUDA, R. G. L. O trabalho com resíduos pelos classificadores - o papel da semântica do lixo no reconhecimento social e identidade profissional. In.:Encontro Anual da ANPAD (XXX : 2006 : Salvador). Anais...Salvador : ANPAD, 2006.

CARMO, S. A semântica do lixo e o desenvolvimento socioeconômico dos catadores de recicláveis—considerações sobre um estudo de caso múltiplo em cooperativas na cidade do Rio de Janeiro. Cadernos EBAPE. BR, v. 7, n. 4, Rio de Janeiro, p. 591-606, Dez. 2009.

CAVEDON, N. R; PIRES, R. P.“O Pão Nosso de Cada Dia”: as Representações Sociais sobre a Vida Familiar e Profissional dos Trabalhadores na Indústria da Panificação In.: Encontro Anual da ANPAD (XXVIII : 2004 : Curitiba). Anais...Curitiba : ANPAD, 2004.

COMPROMISSO EMPRESARIAL PARA A RECICLAGEM. Pesquisa Ciclosoft 2010. Disponível em: . Acesso em: 03.04.2011.

DURKHEIM, E. Da divisão do trabalho social; As regras do método sociológico; O suicídio; As formas elementares da vida religiosa. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura ... [et al]. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

FARR, R. M. Representações sociais: a teoria e sua história. In.: GUARESCHI, P.; JOVCHELOVITCH, S. (orgs.). Textos em representações sociais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 31-61.

FIORIN, J. L. Linguagem e ideologia. São Paulo: Ática, 1988;

FRANÇA FILHO, G. C de. Políticas públicas de economia solidária no Brasil. In: FRANÇA FILHO, G.C de; LAVILLE, J-L; MEDEIROS, A e MAGNEN, J. P. (Orgs.) Ação pública e economia solidária: uma perspectiva internacional. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006.

p. 259-67

FREITAS, H.; JANISSEK, R. Análise léxica e análise de conteúdo: técnicas complementares, sequenciais e recorrentes para exploração de dados qualitativos. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2000, 176p.

GOMES, F. P; KLEIN, M. J; STEFFEN, M; MARIANI, S. Módulo 2 – Introdução a Economia Solidária. Curso de formação em economia solidária, Projeto Casa Brasil. Brasil: Casa Brasil, sem ano. Disponível em: . Acesso em: 04.08.2011

JOVCHELOVITCH, S. Vivendo a vida com os outros: intersubjetividade, espaço público e Representações Sociais. In.: GUARESCHI, P.; JOVCHELOVITCH, S. (orgs.). Textos em representações sociais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 63-87;

MARTINS, G. A. Estudo de caso: Uma estratégia de pesquisa. 1ed. São Paulo: Editora Atlas, 2006.102 p.

MINAYO, M. C. S. O conceito de representações sociais dentro da sociologia clássica. In.: GUARESCHI, P.; JOVCHELOVITCH, S. (orgs.). Textos em representações sociais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 89-111.

MOSCOVICI, 1995. Prefácio. In.: GUARESCHI, P.; JOVCHELOVITCH, S. (orgs.). Textos em representações sociais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 07-16

MOURA, M. S. Gestão do Desenvolvimento Local, Economia e Solidariedade. In.: FISCHER, T. Gestão do Desenvolvimento e Poderes Locais: marcos teóricos e avaliação. Salvador: Casa da Qualidade, 2002, p.331-341.

SELLTIZ, C.; JAHODA, M.; DEUTSCH, M., COOK, S. M. Métodos de pesquisa das relações sociais. São Paulo: Herder, 1965.

SPINK, M. J. P. The Concept of Social Representations in Social Psychology. Caderno Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 300-308, jul./sep. 1993.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman. 2005.

WOODSIDE, A.G.; WILSON, E. J. Case study research methods for theory building. Journal of Business & Industrial Marketing, vol 18, n. 6/7 2003, p. 493-508.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2017.14.1.1

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)