Uma Análise De Conteúdos Implícitos Em Manuais Didáticos De Português / A Content Analysis Implicit in Teaching Manuals In Portuguese

Mery Ruth Lustosa Torres

Resumo


Neste artigo pretende-se apresentar o resultado de uma análise realizada em Livros Didáticos de Língua Portuguesa, de 8ª série do Ensino Fundamental II, no espaço “compreensãodo texto”. Este estudo é resultado de uma Monografiapara obtenção de título de especialista em Teoria do Texto e Literatura de Língua Portuguesa, pela UFPI, em 2004. Objetivamos, com isso, verificar de que forma são organizadas e exploradas as questões de compreensão de texto e apontar algumas falhas, no que se refere à significação, bem como, verificar se autor de LDP (formador de opinião) está preocupado em treinar o leitor (educando), o raciocínio, o pensamento crítico e as habilidades argumentativas, incentivando-o a ser um falante competente, que possa compreender e produzir textos nas situações específicas da língua em que atua. Para tal propósito, nos apoiamos nas concepções de Marcuschi (2003), Koch (2002a, 2003), Costa Val (1999), Fiorin (2007) e Ilari (2003). Nossa pesquisa efetua-se através de exames dos exercícios de compreensãode texto veiculados no espaço “compreensão de texto”, em 5 (cinco) LDP de autores diferentes.

Palavras-chave


Livro Didático. Texto. Inferências

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