Comunicação Remota Melhorando Controles Internos em um CSC Terceirizado na América Latina / Remote Communication Improving Internal Controls in an Outsourced SSC in Latin America

Arnaldo Di Petta, Renato Ribeiro Nogueira Ferraz

Resumo


O objetivo deste artigo foi demonstrar o uso da comunicação escrita e falada de maneira remota a partir da sede de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) localizado no Brasil, como uma ferramenta para resolver o problema de atrasos no processo de submissão trimestral de amostras, tal como exigido pela Lei Sarbanes-Oxley (SOX). Para melhorar o índice de efetividade de controles internos, trabalhou-se de maneira conjunta com os líderes das áreas financeiras das quatro principais unidades de negócio de língua hispânica de uma empresa multinacional atuando na Região. Após análise do processo em vigor, foram coletadas contribuições destes líderes, identificando as oportunidades de melhoria, as quais foram agrupadas e refletidas em um plano de ação para resolver este problema. As fases de coleta de dados, preparação e implantação do plano, todas gerenciadas de maneira remota a partir da sede do CSC, mostraram a efetividade desta ferramenta e permitiram adequar o processo junto as quatorze unidades de língua hispânica, esclarecendo os papéis e responsabilidades de cada um dos envolvidos apresentando como consequência, melhor o índice de efetividade dos controles internos.

 

Palavras-chave: Centro de Serviços Compartilhados. CSC. Controles Internos. SOX. Comunicação Corporativa.

 

 

Abstract

 

The purpose of paper was to demonstrate the use of written and spoken communication, remotely from the headquarters of a Shared Services Center (SSC) based in Brazil, as a tool to solve the issue of delays verified in the quarterly submission process, as required by the Sarbanes-Oxley Act (SOX). To improve internal controls effectivenessrate, we jointly worked with finance leaders of the four major Spanish-speaking business units of a multinational company operating in the Region. After analysing the current submission process, we gathered contributions from these four finance leaders, identifying opportunities for improvement, grouped and reflected in an action plan to solve this problem. The phases of data gathering, plan preparation and implementation, all remotely managed from the SSC headquarters, allowed to standardize the process throughout all Spanish-speaking countries, clarified roles and responsibilities of all players working in the process and as a result, improved the internal controls effectiveness rate.

 

Keywords: Shared Services Center. SSC. Internal Controls. SOX. Corporate Communication.

Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


Bergeron, B. (2003). Essentials of Shared Service Centers. Hoboken, NY: John Wiley & Sons.

Brune, C. (2004). Embracing internal controls: organizations around the world are finding new ways to introduce controls enterprise wide. Internal Auditor, 61(3), 75–81.

Bryson, J. R. (2007). The “second” Global Shift: The Offshoring or Global Sourcing of Corporate Services and the Rise of Distanciated Emotional Labour. Geografiska Annaler: Series B, Human Geography, 89, 31–43.

Cornelissen, J. (2014). Corporate Communication: A Guide to Theory and Practice. SAGE.

Farrell, D. (2004, dezembro 1). Beyond Offshoring: Assess Your Company’s Global Potential. Recuperado 28 de junho de 2016, de https://hbr.org/2004/12/beyond-offshoring-assess-your-companys-global-potential

Gereffi, G., Castillo, M; Fernández-Stark, K. (2009). The offshore services industry: A new opportunity for Latin America. Recuperado 29 de junho de 2016, de http://www.ales-lac.org/uploads/left_column/The%20offshore%20service%20industry_LAC.%202009.pdf

Hightower, R. (2008). Internal Controls Policies and Procedures. John Wiley & Sons.

Langevoort, D. C. (2005). Internal Controls After Sarbanes-Oxley: Revisiting Corporate Law’s Duty of Care as Responsibility for Systems (SSRN Scholarly Paper No. ID 808084). Rochester, NY: Social Science Research Network.

Lee, M. K; Takayama, L. (2011). “Now, I Have a Body”: Uses and Social Norms for Mobile Remote Presence in the Workplace. In Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems (p. 33–42). New York, NY, USA: ACM.

Li, H., Pincus, M; Rego, S. O. (2008). Market Reaction to Events Surrounding the Sarbanes‐Oxley Act of 2002 and Earnings Management. The Journal of Law & Economics, 51(1), 111–134.

Quinn, B; Cooke, R; Kris, A. (2000). Shared Services: Mining for Corporate Gold. Financial Times: Prentice Hall.

Schulman, D., Harmer, M., & Lusk, J. (2001). Shared Services: agregando valor às unidades de negócios. São Paulo: Makron Books.

Sinha, M; Bhatia, P. (2016). Strategic corporate communication and impact in Indian service sector. Corporate Communications: An International Journal, 21(1), 120–140.

Wagner, S; Dittmar, L. (2006). The unexpected benefits of Sarbanes-Oxley. Harvard Business Review, 84(4), 133.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2017.14.2.2

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)