AS DESIGUALDADES NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: AS DIFERENÇAS CULTURAIS E ECONÔMICAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Guiomar de Oliveira Passos, Ana Caroline Viana Costa

Resumo


Abordam-se as desigualdades educacionais, examinando a distribuição dos sujeitos no interior da Universidade Federal do Piauí, a partir da identificação dos cursos que atraem os possuidores de maior e menor volume de capital econômico e cultural. Objetiva-se compreender o acesso ao ensino superior público, a partir da conexão, feita por Bourdieu (1992), entre propriedades e êxito escolar. É pesquisa quantitativa, com dados do questionário aplicado na inscrição do exame seletivo de ingresso, a partir do qual se calculou o capital econômico e cultural. Constatou-se que as posses operam diferentemente entre os cursos, uns são mais seletivos do que outros, com maiores e menores diferenças, mas, todos, espaços sociais hierarquizados, desiguais. Conclui-se que as propriedades econômicas e culturais influenciam os resultados da seleção, o tipo de curso e definem posições na Universidade.


Palavras-chave


ensino superior; democratização do ensino superior. desigualdades no ensino superior

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