ABORDAGEM DE MARKETING NO PROCESSO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM UMA UNIVERSIDADE MINEIRA

Felipe de Almeida Malvezzi, Andre Luiz Zambalde

Resumo


O marketing, no contexto da gestão da inovação tecnológica na universidade, torna-se um aspecto relevante e fundamental quando visto como um dos fatores que influenciam o sucesso ou não do processo de inovação tecnológica. A partir deste pressuposto, este artigo tem como objetivo analisar a abordagem de marketing no processo de inovação tecnológica na Universidade Federal de Lavras. Para isso, foi analisado o contexto da ciência, das universidades, da inovação tecnológica e o marketing da inovação tecnológica. Metodologicamente, a pesquisa foi exploratória quanto aos seus objetivos. Além disso, desenvolveu uma pesquisa documental de avaliação qualitativa. Verificou-se que, mesmo a universidade possuindo ferramentas e canais para promover o marketing no processo de inovação tecnológica, o mesmo ainda não é feito de forma holística devido a falta da integração entre os atores do processo. Este fato sugere a necessidade do planejamento e implantação do marketing interno para que os atores de inovação da universidade tomem conhecimento das oportunidades e políticas para a inovação.

Palavras-chave


gestão da inovação; difusão da inovação; transferência de tecnologia; propriedade intelectual; núcleo de inovação tecnológica

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