Formação e Prática Pedagógica para o Ensino na Saúde na Perspectiva dos Professores de uma Instituição de Ensino Superior em Fortaleza / Training and Pedagogical Practice for the Health Education in the Perspective of Teachers

Leandro Firmeza Felício, Luiz Torres Raposo Neto, Ronnisson Luis Carvalho Barbosa, Jean Pierre Dummar

Resumo


O presente estudo tem como objetivo analisar, a partir de uma revisão, a formação e atuação do Profissional de Educação Física para o ensino na saúde. Formação e atuação do profissional para o ensino na saúde é o objeto desse estudo. Para a efetivação da pesquisa formulou-se a seguinte pergunta: De que forma, na perspectiva dos professores de uma instituição privada de ensino superior, ocorre a formação e atuação do profissional para o ensino na saúde? A escolha da amostra, composta por quatro artigos da Revista Diálogos Acadêmicos, pertencente a uma instituição de ensino superior em Fortaleza, deu-se em função da proximidade dos pesquisadores com os autores dos respectivos artigos. Os trabalhos elencados e discutidos aqui abordam várias concepções. Concluiu-se que, para o ensino na saúde, a atuação só poderá ser competente e eficaz se a formação do profissional for contínua e permanente, com respeito à diversidade e às diferenças que caracterizam cada ser humano com sua individualidade e complexidade.

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Palavras-chave: Prática Pedagógica. Ensino. Saúde.

 

 

ABSTRACT

 

This study aims to analyze from a review of the training and performance of physical education professional health education. Training and professional performance for the education in health is the object of this study. For completion of the research, formulated the following question: how, in the perspective of teachers of a private institution of higher education, training and professional performance for the health education? The choice of sample, composed of four Academic Dialogue magazine articles, belonging to an institution of higher education in Fortaleza, depending on the proximity of the researchers with the authors of the respective articles. The works listed and discussed here address various conceptions. It was concluded that for health education, the work can only be effective if the competent professional training is continuous and permanent, with respect for diversity and differences that characterize each human being with your individuality and complexity.

 

Key-words: pedagogical practice. Teaching. Health.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2017.14.4.5

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