Análise de Redes Sociais Informais Baseadas em Relações de Confiança Percebida / Analysis of Informative Social Networks Based on Relationships of Relevant Trust

Andréia Maria Kremer, Wesley Batista Akahoshi, Edson Talamini

Resumo


A abordagem de redes sociais informais nos relacionamentos intra e interorganizacionais tem apresentado um crescimento considerável nos últimos anos. Os conceitos de confiança entre indivíduos e organizações, inseridos na abordagem das relações sociais da Nova Sociologia Econômica, surgem com ênfase e vêm ganhando destaque como mecanismo de regulação do mercado e de combate ao comportamento oportunista proposto pelos estudiosos da Economia dos Custos de Transação. Dessa forma, buscou-se analisar as redes sociais formadas por produtores orgânicos membros da Associação de Produtores Orgânicos do Mato Grosso do Sul (APOMS) com o intuito de analisar o nível de confiança existente entre eles e identificar os indivíduos-chaves no processo de coordenação da rede. Utilizou-se de entrevistas com questionários compostos de questões fechadas e abertas para a coleta de dados. O software de análise de redes sociais, ORA 2.3.6, foi utilizado para a obtenção das medidas de centralidade e prestígio de cada indivíduo, identificando a posição de cada um nas relações. Por meio da análise dos índices verificou-se que os indivíduos mais centrais são os que desempenham papéis importantes na coordenação e organização da APOMS, além de que as relações mais fortes são influenciadas por relações de amizade e parentesco. Com base no mapeamento da rede, são feitas discussões teóricas e sugestões para pesquisas futuras.

 

Palavras chaves: Confiança. Redes Sociais. Centralidade.

 

Abstract: The approach of informal social networks in intra and inter-relationships have shown a considerable growth in recent years. The concepts of trust between individuals and organizations, embedded in social relations approach of the New Economic Sociology, arise with emphasis and come to prominence as a mechanism for regulating the market, and to combat opportunistic behavior proposed by scholars of Transaction Cost Economics. Thus, we sought to analyze the social networks formed by organic producers members of the Association of Organic Producers of Mato Grosso do Sul (APOMS) in order to analyse the level of trust between them and identify the key individuals in the process of coordinating network. We used interviews with questionnaires consisting of closed and open questions to collect data. The software for social network analysis, ORA 2.3.6, was used to obtain measures of centrality and prestige of each individual, identifying the position of each of the relations. Through analysis of the indices was found that individuals are more central to play important roles in coordination and organization of APOMS, and that the strongest relationships are influenced by relations of friendship and kinship. Based on the mapping of the network, theoretical discussions are made and suggestions for future research.

 

Key-words: Trust. Social Networks. Centrality.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2017.14.4.12

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