O Trabalho Pedagógico do Ensino da Produção de Texto: Um olhar sobre as Modificações / The Pedagogical Work of Teaching of the Text Production: A Look About the Modifications
Resumo
Este trabalho tem como objetivo geral refletir acerca das modificações no trabalho pedagógico do ensino da produção de texto. Como objetivos específicos, pretendemos: (I) conhecer o tratamento dado ao eixo produção de texto na Coleção Português Linguagens – Ensino Médio (2013); (II) conhecer o enfoque dado à diversidade textual presente nos livros didáticos que compõem essa coleção. Para realização desses objetivos, recorremos aos subsídios da pesquisa documental, bem como à revisão de literatura e à análise dos livros didáticos em questão. Os resultados demonstram que o trabalho pedagógico do ensino da produção de texto no Brasil passou por um drástico processo de moldagem, contemplando um novo viés de ensino cujo foco está na potencialização da formação de produtores de texto autônomos e proficientes. Desses sujeitos, é requerida a habilidade de utilizar a produção de texto (escrito e oral) nas rotinas cotidianas. Sobre a Coleção Português Linguagens – Ensino Médio (2013), ela abrange a produção de texto escrito e oral, recorrendo aos subsídios dos gêneros discursivos procedentes de diferentes esferas sociocomunicativas (literários e não literários, bem como escritos e multimodais). O tratamento concedido aos gêneros discursivos contempla a reflexão acerca do seu funcionamento, abordando as suas características constitutivas, o que contribui, para a formação de usuários competentes da língua e de produtores de texto proficientes.
Palavras-chave: Produção de Texto. Trabalho Pedagógico. Modificações.
ABSTRACT
This work has as general objective to reflect on the modifications in the pedagogical work of teaching text production. As specific objectives, we intend to: (I) know the treatment given to the text production axis in the Portuguese Collection Languages - Middle Teaching (2013); (II) know the focus given to the textual diversity present in the didatic books that compose this collection. For implementation of those objectives, we resorted to the subsidies of documentary research, as well as literature review and to the analysis of the didatic books in question. The results demonstrate that the pedagogical work of teaching text production in Brazil passed for a drastic process of molding, contemplating a new teaching bias whose focus is in the potentialization of the formation of autonomous and proficient text producers. Of these subjects, is required the ability to use the production of text (written and oral) in the daily routines. About the Portuguese Collection Languages - Middle Teaching (2013), she includes the text production of written and oral, using the subsidies of discursive genres from different sociocommunication spheres (literary and non-literary as well as written and multimodal). The treatment granted to the discursive genres contemplates the reflection on its operation, approaching their constituent characteristics, what contributes, for the formation of competent users of the language and proficient text producers.
Keywords: Text Production. Pedagogical Work. Modifications.
Referências
ALBUQUERQUE, E. B. C. Apropriações de propostas oficiais de ensino por professores: o caso do Recife. Tese de Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, 2002. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/IOMS5JXGR3/documento1.pdf?sequence=1. Acesso em: 11 mai. 2017.
BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Secretaria de Educação Básica. – Brasília: Ministério da Educação, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. Acesso em: 30 abr. 2017.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998.
_____. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1997.
BUZEN, C. O tratamento da diversidade textual nos livros didáticos de português: como fica a questão dos gêneros? In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M. (Org.). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 59-72.
KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Escrita e Interação. In: KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e Escrever: Estratégias de Produção Textual. São Paulo: Contexto, 2010. p. 31-52.
_____. Ler e Compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
LUNA, T. S. A constituição da autoria em crônicas. In: JORNADA DO GELNE, XXIV, 2012, Natal. Anais da Jornada do GELNE. Natal: EDUFRN, 2012. p. 1-13. Disponível em: http://www.gelne.com.br/arquivos/anais/gelne-2012/Arquivos/%C3%A1reas%20tem%C3%A1ticas/An%C3%A1lise%20do%20discurso/Tatiana%20e%20Luna%20-%20A%20CONSTITUI%C3%87%C3%83O%20DA%20AUTORIA%20EM%20CR%C3%94NICAS.pdf. Acesso em: 04 jun. 2017.
MARCUSCHI, B. Escrevendo na escola para a vida. In: RANGEL, E. O.; ROJO, R. (Orgs.). Coleção Explorando o Ensino: Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010, p. 65-84.
MARCUSCHI, L. A. Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MENDONÇA, M. Análise Linguística no Ensino Médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUZEN, C.; MENDONÇA, M. (Org.). Português no Ensino Médio e Formação do Professor. São Paulo: Parábola Editoria, 2006.
SANTOS, C. F. A Formação em Serviço do Professor e as Mudanças no Ensino de Língua Portuguesa. Educação Temática Digital - ETD, Campinas, SP, vol.3, nº. 2, p.27-37, jun. 2002. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/605. Acesso em: 05 jul. 2017.
SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVACANTE, M. Trabalhar com texto é trabalhar com gênero?. In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M. (Org.). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 59-72.
SANTOS, C. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; MENDONCA, M. Alfabetização e letramento nos livros didáticos. In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M. (Org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 111-132.
SILVA, S. P. A Compreensão de Texto na Coleção Português Linguagens – Ensino Médio (1994-2013): evolução histórica e perspectivas atuais em debate. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino – Universidade Federal da Paraíba - UFPB, 2017. Disponível em: http://tede.biblioteca.ufpb.br/bitstream/tede/9227/2/arquivoototal.pdf. Acesso em: 31 jul. 2017.
SILVA, S. P.; LUNA, T. S. Da decodificação à construção de sentido: concepções de leitura subjacentes aos livros didáticos de língua portuguesa e adotados pela secretaria de educação do estado de Pernambuco (1979-2012). Olh@res, Guarulhos, v. 1, n. 2, p. 365-388, 2013. Disponível em: http://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/67. Acesso em: 17 jul. 2017.
SUASSUNA, L. Instrumentos de Avaliação em Língua Portuguesa – Concepções de Linguagem em jogo. In: SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM, 2, 2006, Recife. Anais: do Seminário de Estudos em Educação e Linguagem, Recife: UFPE, 2006.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2017.14.6.9
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)