O Trabalho Pedagógico do Ensino da Produção de Texto: Um olhar sobre as Modificações / The Pedagogical Work of Teaching of the Text Production: A Look About the Modifications

Silvio Profirio da Silva, Josete Marinho de Lucena

Resumo


Este trabalho tem como objetivo geral refletir acerca das modificações no trabalho pedagógico do ensino da produção de texto. Como objetivos específicos, pretendemos: (I) conhecer o tratamento dado ao eixo produção de texto na Coleção Português Linguagens – Ensino Médio (2013); (II) conhecer o enfoque dado à diversidade textual presente nos livros didáticos que compõem essa coleção. Para realização desses objetivos, recorremos aos subsídios da pesquisa documental, bem como à revisão de literatura e à análise dos livros didáticos em questão. Os resultados demonstram que o trabalho pedagógico do ensino da produção de texto no Brasil passou por um drástico processo de moldagem, contemplando um novo viés de ensino cujo foco está na potencialização da formação de produtores de texto autônomos e proficientes. Desses sujeitos, é requerida a habilidade de utilizar a produção de texto (escrito e oral) nas rotinas cotidianas. Sobre a Coleção Português Linguagens – Ensino Médio (2013), ela abrange a produção de texto escrito e oral, recorrendo aos subsídios dos gêneros discursivos procedentes de diferentes esferas sociocomunicativas (literários e não literários, bem como escritos e multimodais). O tratamento concedido aos gêneros discursivos contempla a reflexão acerca do seu funcionamento, abordando as suas características constitutivas, o que contribui, para a formação de usuários competentes da língua e de produtores de texto proficientes.

 

Palavras-chave: Produção de Texto. Trabalho Pedagógico. Modificações.

 

ABSTRACT

This work has as general objective to reflect on the modifications in the pedagogical work of teaching text production. As specific objectives, we intend to: (I) know the treatment given to the text production axis in the Portuguese Collection Languages - Middle Teaching (2013); (II) know the focus given to the textual diversity present in the didatic books that compose this collection. For implementation of those objectives, we resorted to the subsidies of documentary research, as well as literature review and to the analysis of the didatic books in question. The results demonstrate that the pedagogical work of teaching text production in Brazil passed for a drastic process of molding, contemplating a new teaching bias whose focus is in the potentialization of the formation of autonomous and proficient text producers. Of these subjects, is required the ability to use the production of text (written and oral) in the daily routines. About the Portuguese Collection Languages - Middle Teaching (2013), she includes the text production of written and oral, using the subsidies of discursive genres from different sociocommunication spheres (literary and non-literary as well as written and multimodal). The treatment granted to the discursive genres contemplates the reflection on its operation, approaching their constituent characteristics, what contributes, for the formation of competent users of the language and proficient text producers.

 

Keywords: Text Production. Pedagogical Work. Modifications.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2017.14.6.9

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