Relacionamentos Intergeracionais em Famílias de Crianças com Deficiência / Intergenerational Relationships in Families with Disabled Children

Juliana Archiza Yamashiro, Thelma Simões Matsukura

Resumo


Estudos intergeracionais contribuem para a compreensão dos processos de desenvolvimento e adaptação familiar, em famílias de crianças com e sem alterações no desenvolvimento. Objetivo: compreender a realidade de famílias de crianças com deficiência intelectual e com desenvolvimento típico, sob a ótica de três gerações, acerca do cotidiano e de práticas de apoio existentes na família. Metodologia: Participaram do estudo 36 familiares (avós, mães e irmãos mais velhos) de crianças com deficiência intelectual e de crianças com desenvolvimento típico, os quais responderam a entrevistas semiestruturadas. Verificou-se que avós de ambos os grupos representam importante fonte de apoio à família. O relacionamento intergeracional entre avós e netos mais velhos apresentou-se como positivo na vida de ambos, embora, no caso das famílias de crianças com deficiência, tenha sido observado que a interação entre avós e netos mais velhos é acrescida de características específicas desta realidade. Discute-se sobre a contribuição dos relacionamentos intergeracionais no desenvolvimento de todos os membros da família e destacam-se especificidades em famílias de crianças com deficiência.

 

Palavras-Chave: Família. Intergeracionalidade. Crianças com Deficiência. Mães. Avós.

 

ABSTRACT

 

 Intergenerational studies contribute to the understanding of the processes of development and family adaptation in families of children with or without developmental alterations. Objective: To comprehend the reality of families of children with intellectual and developmental disability from the perspective of three generations, about everyday practices and an existing support from the family. Methodology: The study included 36 relatives (gradmothers, mothers and older siblings) of children with intellectual disability and children with typical development, that answered semi-structured surveys. Results: Grandparents from both groups represent an important source of support for the family. Intergenerational relationships between grandparents and older grandchildren have a positive effect in the lives of both, although for families with disabled children the interaction is added by specific characteristics of this reality. The contribution of intergenerational relationships in the developments of all family members is discussed and the specificities of families of disabled children are highlighted.

 

Key-Words: Family. Intergenerationality. Children With Disabilities. Mother. Grandmother.


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


ARAÚJO, M. R. G. L.; DIAS, C. M. S. B. Papel dos avós: apoio oferecido aos netos antes e após situações de separação/divórcio dos pais. Estudos de psicologia, Natal, v.7, n.1, p. 91-101, jan. 2002.

BRASIL. World Health Organization. Organização pan-americana de saúde. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília, 2005.

DIAS, C. M. S. B.; SILVA, M. A. S. Os avós na perspectiva de jovens universitários. Psicologia em Estudo, Maringá, v.8, n. esp., p. 55-62, 2003.

FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS. Envelhecimento no século XXI: celebração e desafio. 2012. Disponível em:http://www.unfpa.org.br/sumario%20envelhecimento%20sec%20xx.pdf

GARDNER, J. E.; SCHERMAN, A. Grandparents’ beliefs regarding their role and relationship with special needs grandchildren. Education & Treatment of Children, v.17, p. 185-196, 1994.

GVOZD, R.; DELLAROZA, M. S. G. Velhice e a relação com idosos: o olhar de adolescentes do ensino fundamental. Revista Brasileira de Geriatria Gerontologia, Rio de Janeiro, v.15, n.2, p. 295-304, 2012.

HASTINGS, R. P.; THOMAS, H.; DELWICHE, N. Grandparent support for families of children with down’s syndrome. Journal of applial research in intellectual disabilities, v.15, p. 97-104, 2002.

HERÉDIA, V. B. M.; CASARA, M. B.; CORTELLETTI, I. A. Impactos da longevidade na família multigeracional. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Rio de Janeiro, v.10, n.1, 2007.

KATZ, S.; KESSEL, L. Grandparents of children with developmental disabilities: perceptions, beliefs and involvement in their care. Issues in Comprehensive Pediatric Nursing, v.25, p.113-128, 2002.

LEE, M.; GARDNER, J. E. Grandparents’ involvement and support in families with children with disabilities. Educational Gerontology, v. 36, p. 467-499, 2010.

LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A.M.C. Pesquisa de representação social: um enfoque qualiquantitativo: a metodologia do discurso de sujeito coletivo. Brasília: Líber livro, 2010.

LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A.M.C. O discurso do sujeito coletivo. Um novo enfoque em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: Ed. Universidade de Caxias do Sul, 2005.

LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A.M.C. O discurso do sujeito coletivo: uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: Ed. Universidade de Caxias do Sul, 2001.

LUCHESI, B. M.; PAVARINI, S. C. I.; VIANA, A. S. Alterações cognitivas de idosos no contexto domiciliar e atitudes de crianças em relação à velhice. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 46, n.2, p. 335-341, 2012.

MASSI, G. A. A. et al. Impacto de atividades dialógicas intergeracionais na percepção de crianças, adolescentes e idosos. Rev. CEFAC, v. 18, n. 2, p. 399-407, 2016.

MATSUKURA, T. S.; YAMASHIRO. Relacionamento Intergeracional, Práticas de Apoio e cotidiano de famílias de crianças com necessidades especiais. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.4, n.18, p. 647-660, 2012.

MINUCHIN, P.; COLAPINTO, J.; MINUCHIN, S. Trabalhando com famílias pobres. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

MINUCHIN, S; FISHMAN, C. Técnicas de terapia familiar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

MIRFIN-VEITCH, B.; BRAY, A.; WATSON, M. We’re just that sort of family: intergenerational relationship in families including children with disabilities. Family Relations, v.46, p. 305-311, 1997.

MITCHELL, W. Research review: the role of grandparents in intergenerational support for families with disable children: a review of the literature. Child & Family Social Work, v.12, p.94-101, 2007.

RABELO, D. F.; NERI, A. L. A Complexidade Emocional dos Relacionamentos Intergeracionais e a Saúde Mental dos Idosos. Pensando Famílias, v. 18, n. 1, p. 138-153, 2014.

RABINOVICH, E. P.; AZAMBUJA, R. M.; MOREIRA, L. V. C. Significados dos bisavós para crianças baianas. Rev. Kai. Gerontol, v. 17, n. 1, p. 179-199, 2014.

RAMOS, A. C. Sobre avós, netos e cidades: entrelaçando relações intergeracionais e experiências urbanas na infância. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 128, p. 629-996, 2014.

RAVINDRAN, V. P.; REMPEL, G. R. Grandparents and siblings of children with congenital heart disease. Journal of Advanced Nursing, Alberta, v. 67, n. 1, p. 169-175, 2010.

STELLE, C.; FRUHAUF, C. A.; OREL, N.; LANDRY-MEYER, L. Grandparenting in the 21st century: issues of diversity in grandparent-grandchild relationships. Journal of gerontological social work, v. 53, n. 8, p. 682-701, 2012.

TARALLO, R. S.; NERI, A. L.; CACHIONI, M. Equivalência semântica e cultural da Intergenerational Exchanges Attitude Scale (IEAS). Rev. Bras. Geri. Gerontol. v. 19, n. 3, p. 453-463, 2016.

TURNBULL, A. P.; TURNBULL, H. R. Families, professionals and exceptionality: Collaboration for empowerment. 4ª ed. Columbus: Merrill Publishing Company, 2001. 92p.

WOODBRIDGE, S.; BUYS, L.; MILLER, E. My grandchild has a disability: impact on grandparenting identity, roles and relationships. Journal of Aging Studies, Queensland, v.25, n.4, p. 355-363, 2011.

ZISBERG, A.; TOPAZ, M.; BAND-WINTERSHTEIN, T. Cultural and educational level differences in students knowledge, attitudes and preferences for working with older adults: an Israeli perspective. Journal of Transcultural Nursing, v.26, n.2, p.193-201, 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2017.14.6.10

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)