Turismo e Desenvolvimento regional: o Brejo Paraibano como Destino Turístico / Tourism and Regional Development: the Brejo Paraibano as a Tourist Destination
Resumo
O turismo pode ser compreendido como atividade socioeconômica, dinâmica e competitiva, caracterizada pelo deslocamento de pessoas no espaço. Como atividade econômica, o turismo está em ascensão, e vem gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais para as localidades receptoras. Nesse contexto, a Paraíba é dividida em nove regiões turísticas, dentre elas a Região Turística do Brejo – composta por oito cidades: Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areia, Bananeiras, Borborema, Matinhas, Pilões e Serraria –. Cada município tem sua própria característica, porém todas possuem uma diversidade geográfica, econômica, cultural, histórica e ambiental peculiar. O desenvolvimento dessa pesquisa buscou, na fundamentação teórica, investigar a relação entre as teorias do desenvolvimento e o turismo, com vistas a conhecer como tais interpretações analisam as repercussões da atividade turística no desenvolvimento regional. A metodologia valeu-se do estudo de caráter exploratório, efetuando-se a investigação bibliográfica, quanto a seus procedimentos técnicos, e delimitou-se como qualitativa, quanto à sua forma de abordagem. O enfoque principal deste trabalho, portanto, foi realizar uma investigação crítica acerca do setor turístico e suas implicações no desenvolvimento regional, tendo em vista, principalmente, o seu caráter paradoxal em relação á grande importância para a economia de uma região, sendo apontado como válvula de escape por muitos governantes, pois pode gerar benefícios econômicos, sociais e ambientais. A análise e discussão dos resultados mostram que estes municípios entendem que o desenvolvimento turístico em nível regional é a melhor escolha, embora ainda precisem de articulação entre si e fortalecimento das políticas públicas para conseguirem viabilizar roteiros mais compactos.
Palavras-chave: Turismo. Políticas Públicas. Brejo Paraibano. Desenvolvimento Regional.
ABSTRACT
Tourism can be understood as a socioeconomic activity, dynamic and competitive, characterized by the displacement of people in space. As an economic activity, tourism is on the rise, and has been generating economic, social and environmental benefits for the receiving localities. In this context, Paraíba is divided into nine tourist regions, among them the Brejo Tourist Region - composed of eight cities: Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areia, Bananeiras, Borborema, Matinhas, Pilões and Serraria. Each municipality has its own characteristic, but all have a peculiar geographic, economic, cultural, historical and environmental diversity. The development of this research sought to investigate the relationship between development theories and tourism, in order to understand how these interpretations analyze the repercussions of tourism activity on regional development. The methodology was based on an exploratory study, with a bibliographical investigation of its technical procedures and a qualitative-quantitative approach to its approach. The main focus of this work was therefore to carry out a critical investigation about the tourism sector and its implications for regional development, mainly due to its paradoxical character in relation to the great importance to the economy of a region, being pointed as a valve many governments because it can generate economic, social and environmental benefits. The analysis and discussion of the results show that these municipalities understand that tourism development at the regional level is the best choice, although they still need to articulate each other and strengthen public policies in order to enable more compact roadmaps
Keywords: Tourism. Public policy. Brejo Paraibano. Regional development.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.1.6
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