O Impacto das Inteligências Múltiplas na Alfabetização Financeira / The Impact of Multiple Intelligences on Financial Literacy

Michele Carmo Desiderati, Antonio Carlos Magalhães da Silva, Paulo Roberto da Costa Vieira, Guilherme de Oliveira Silva

Resumo


Este trabalho trata a alfabetização financeira como um conjunto do comportamento financeiro, conhecimento financeiro e atitude financeira. Foi realizada uma pesquisa quantitativa na unidade de Mangaratiba (RJ) da empresa Vale S/A e da Assembleia de Deus em Campo Grande (RJ). Ao longo do trabalho, realizou-se a investigação através da regressão linear múltipla por mínimos quadrados ordinários, a fim de verificar se a teoria das inteligências múltiplas de Gardner representa alguma explicação significativa sobre os itens pesquisados, resultando que a inteligência lógico-matemática e a intrapessoal têm relevância estatística na alfabetização financeira. Analisaram-se quais variáveis demográficas e socioeconômicas apresentavam significância. Com a realização deste trabalho, foi possível identificar quais variáveis podem ser desenvolvidas no intuito de melhorar o nível de alfabetização financeira das pessoas reduzindo, assim, os erros na gestão das finanças pessoais.

 

Palavras-chave: Alfabetização Financeira. Comportamento Financeiro. Conhecimento Financeiro. Atitude Financeira. Inteligências Múltiplas.

 

 

ABSTRACT

 

This paper addresses financial literacy as a set of financial behavior, financial literacy and financial attitude. A quantitative research was carried out at the Mangaratiba (RJ) unit of Vale S/A and the Assembly of God in Campo Grande (RJ). Throughout the work, the investigation was carried out through the multiple linear regression by ordinary least squares, in order to verify if the theory of the multiple intelligences of Gardner represents some significant explanation on the researched items, resulting that the logical-mathematical intelligence and the intrapersonal intelligence Have statistical relevance in financial literacy. It was analyzed which demographic and socioeconomic variables presented significance. With the accomplishment of this work, it was possible to identify which variables can be developed in order to improve the level of financial literacy of the people, thus reducing errors in the management of personal finance.

 

Keywords: Financial Literacy. Financial Behavior. Financial Knowledge. Financial Attitude. Multiple Intelligences.

 


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


ARMSTRONG, T. Inteligências Múltiplas na sala de aula. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

ATKINSON, A.; MESSY, F. Measuring financial literacy: results of the OECD / International Network on Financial Education (INFE) pilot study 2012. n. 15, Paris: OECD Publishing, 2012.

BACEN – BANCO CENTRAL DO BRASIL. Relatório de Estabilidade Financeira. Brasília, v. 13, n. 1, p. 1-69, 2014.

______. Brasil: Implementando a Estratégia Nacional de Educação Financeira.

Disponível em: . Acesso em: 01 abr. 2017.

BOWEN, C. F. Financial Knowledge of Teens and Their Parents. Financial Counseling and Planning. v. 13, n. 2, p.93-102., 2002

CHEN, H.; VOLPE, R. P. An analysis of personal financial literacy among college students. Financial Services Review, v. 7, n. 2, p. 107-128, 1998.

CHEN, J.; GARDNER, H. Assessment of intellectual profiles: A perspective from multiple intelligences theory. In D. Flanagan, & C. Graham (Eds.). Contemporary intellectual assessment. 3. ed. New York: Guilford Press, 2011. p. 145-155.

DELAVANDE, A.; ROHWEDDER, S.; WILLIS, R. J. Retirement Planning and the Role of Financial Literacy and Cognition. Michigan Retirement Research Center. Working Paper 2008-190, 2008.

ENEF – ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA. No mundo. Disponível em: . Acesso em: 20 de jun. 2016.

FEBRABAN – FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BANCOS. Planejamento financeiro em tempos de crise. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2016.

GARDNER, H. Frames of mind: the theory of multiple intelligences. New York: Basic Books, 1983.

______. Intelligence Reframed: multiple intelligence for the 21st century. New York: Basic Books, 1999.

______. Multiple lenses on the mind. Paper apresentado na Expo Gestion Conference, Bogota, Colombia, maio 2005.

______. The disciplined mind. New York: Simon & Schuster, 1999.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

______. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

GUJARATI, D. N.; PORTER D. C. Econometria Básica. 5 ed. Porto Alegre: AMGH, 2011.

HAIR, J. F. J.; HULT, G. T. M.; RINGLE, C. M.; SARSTEDT, M. A. Primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM). SAGE: Thousand Oaks, 2014.

HUSTON, S. J. Measuring Financial Literacy. Journal of Consumer Affairs. v. 44, n. 2, p. 296-316, 2010.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009. Disponível em: . Acesso em: 2 dez. 2016.

INDEF – INDICADOR DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA. IndEF 2014 - Indicador de Educação Financeira. Disponível em: . Acesso em: 28 fev. 2017.

JORGENSEN, B. L.; SAVLA, J. Financial literacy of young adults: The importance of parental socialization. Family Relations, v. 59, n. 4, p. 465-478, 2010.

JUMPSTART COALITION. National Standards in K-12 Personal Finance Education. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2016.

KUNKEL, F. I. R.; VIEIRA, K. M.; CORONEL, D. A.; FILHO, R. B.; CAMPARA, J. P. Comportamento de Risco Financeiro dos Estudantes Universitários no Uso do Cartão de Crédito: uma Análise Comportamental. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO (SEMEAD), 16. Anais… São Paulo: FEA USP, 2013.

LUSARDI, A.; MITCHELL, O. S. Financial Literacy and Planning: Implications for Retirement Wellbeing. National Bureau of Economic Research, Massachusetts Avenue Cambridge, p. 17-39, Working Paper 17078, 2006.

______; ______. Financial Literacy and Retirement Planning in The United States, Massachusetts Avenue Cambridge, p. 1-27, Working Paper 17108, 2011.

MATTA, R. C. B. Oferta e demanda de informação financeira pessoal: o Programa de Educação Financeira do Banco Central do Brasil e os universitários do Distrito Federal. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2007.

MICHEL, M. H. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

OECD – ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Financial literacy and inclusion: results of OECD/INFE survey across countries and by gender. Russia: OECD Publishing, 2013a.

______. PISA 2012 Assessment and Analytical Framework: Mathematics, Reading, Science, Problem Solving and Financial Literacy. Paris: OECD Publishing, 2013b.

PAHL, J. The Gendering of Spending within Households. Radical Statistics,

v. 75, p.38 48, 2000.

POTRICH, A. C. G.; VIEIRA K. M.; CERETTA, P. S. Nível de alfabetização financeira dos estudantes universitários: afinal, o que é relevante? RECADM – Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 12, n. 3, p. 314-333, 2013.

______; ______; KIRCH G. Determinantes da Alfabetização Financeira: Proposição de um Modelo e Análise da Influência das Variáveis Socioeconômicas e Demográficas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (ENANPAD), 38. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2014.

______; ______; ______. Você é alfabetizado financeiramente? Descubra no termômetro de alfabetização financeira. BASE – Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 13, n. 2, p. 153-170, 2016.

______; ______; PARABONI A. N. O que influencia a alfabetização financeira dos estudantes universitários? In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO (SEMEAD), 16. Anais... São Paulo: FEA USP, 2013.

REMUND, D. L. Financial Literacy Explicated: the case for a clearer definition in an increasingly complex economy. The Journal of Consumer Affairs. v.44, n. 2, p. 276-295, 2010.

RESEARCH, R. M. Survey of adult financial literacy in Australia. ANZ Banking Group. Disponível em: . Acesso em: 20 mai. 2016.

ROOIJ, M. C. J. V.; LUSARDI, A.; ALESSIE, R. J. M. Financial literacy and retirement planning in the Netherlands. DNB Working Paper, n. 231, p. 1-38, Nov. 2009.

______; ______; ______. Financial Literacy and Stock Market Participation. Massachusetts: National Bureau of Economic Research Massachusetts Avenue Cambridge, 2007. Working Paper 13565.

SHOCKEY, S. S. Low-wealth adults financial literacy. Money management behavior and associates factors, including critical thinking. Tese (Doutorado em filosofia) – Universidade de Utah, Estados Unidos, 2002.

SPERO, K. W. Building a client’s risk profile: using questionnaires to develop investment policy. AIMR Conference Proceedings, v. 2000, n. 3, p. 9-17, 2000.

STERNBERG, R. J. The Theory of Successful Intelligence. Interamerican Journal of Psychology, v. 39, n. 2, p. 189-202, 2005.

WALSH, D. A.; HERSHEY, D. A. Mental models and the maintenance of complex problem-solving skills in old age. In: CERELLA, J.; RYBASH, J.; HOYER, W.; COMMONS, M. L. (Eds.). Adult information processing: limits on loss. New York: Academic Press, 1993. p. 553-584.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.5.2

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)