O POTI VELHO: UMA ABORDAGEM ETNOARQUEOLÓGICA

Andrea Lourdes Monteiro Scabello, Suianny Alves Silvai

Resumo


O bairro do Poti Velho localiza-se na Zona Norte da cidade de Teresina, na confluência dos rios Poti e Parnaíba. Nessa área há diversas lagoas com presença de jazidas de argila, cujos sedimentos são depositados durante as cheias dos rios.

A presença dessas áreas de captação pode explicar a existência de atividades artesanais – produção oleira e ceramista - que utilizam os sedimentos argilosos como matéria prima para a produção de tijolos, telhas, potes, panelas e objetos decorativos.

A produção oleira e ceramista, presente na área acerca de 50 anos, é decorrente dos conhecimentos tradicionais, passados de geração à geração, e das inovações introduzidas na comunidade através de órgãos como o  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE.


Palavras-chave


Etnoarqueologia; Produção Ceramista; Tecnologia.

Texto completo:

PDF

Referências


BASTOS, Cláudio de Albuquerque. Dicionário Histórico Geográfico do Estado do Piauí. Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Teresina, p. 11-23, 1994.

CAVALCANTE, T. L. V. História e etnoarqueologia da ocupação e uso do espaço entre

Os kaiowá de mato grosso do sul. Congresso Internacional de história. Maringá, Paraná. 2009.

DAVID, N.; KRAMER, C. Teorizando a etnoarqueologia e a analogia. Revista Horizontes Antropológicos: Arqueologia e sociedades Tradicionais. Porto Alegre, ano 8, n 18, 2002, p. 13-58.

GOOF, Jacques Le. História e Memória. Editora Unicamp, Campinas, 5ºed.p.411-476, 2003.

MOI, F. P. Os Xerente: Um Enfoque Etnoarqueológico. São Paulo. Ed.Annablume. 2007.

NASCIMENTO, Franciso Alcides. Cidades e Memórias: “Cidades Invisíveis”. Outros Tempos, www.outrostempos.uema.br, ISSN 1808-8031, volume 03, p. 197-209.

NEWTON, D. Introdução. Cultura Material e História Cultural. In: B. Ribeiro (Coord.). Suma Etnológica Brasileira. (Tecnologia Indígena). Vol.2. Petrópolis, Ed. Vozes.1987. Pp. 15-25.

MORAES, M. D. C.; PEREIRA, Lucas C. Mulheres ceramistas no Poti Velho em Teresina-PI: fazendo arte e narrando identidades de gênero. XV Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste e Pré-alas Brasil, Teresina, 04 a 07 de setembro de 2012. Disponível em http://www.sinteseeventos.com.br/ciso/anaisxvciso/resumos/GT06-11.pdf Acesso em 14 de junho de 2013.

POLITIS, R. J. S. Acerca de la Etnoarqueologia en América del Sur. Revista Horizontes Antropológicos: Arqueologia e sociedades Tradicionais. Porto Alegre, ano 8, n 18, 2002, p. 61-91.

POLONI, R. J. S. A etnoarqueologia no Brasil: Ciência e sociedade no Contexto da Redemocratização. Dissertação para a Obtenção do Grau de Mestre em Arqueologia -Especialização em Teoria e Métodos da Arqueologia. Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. 2008.

PORTELA, M. O.B e GOMES, J. M. A. Os Danos Ambientais Resultantes da Extração de Argila no Bairro Olarias em Teresina-PI. II Jornada Internacional de Políticas Públicas. São Luís, MA, 2005.

READ, Herbert. O Significado da Arte. Portugal Ed. Ulisseia, 1968. Pp. 27 – 28

RORIZ, Priscilla C. de O. O Trabalho do Artesão e suas Interfaces Culturais Econômicas. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia. Brasília, 2010.

RUIBAL, G.R. La Experiencia del Outro. Uma Introducción a la etnoarquología. Madrid, Ed. Akal. 2003.

SAMPIERI, R. H et al. Metodologia de la investigación. São Paulo: MacGrawHill, 2006.

SARAIVA Conselheiro Antônio. Serviço de divulgação da Prefeitura, Teresina. s/d

SEBRAE. Estudo da Situação Econômica do Artesanato de Teresina: Cerâmica, Tecelagem, Arte Santeira e Bordado. Teresina. Ed. SEBRAE. 2005.

SILVA, Júlio Romão. Memória histórica sobre a transferência da Capital do Piauí. Fundação Cultural Monsenhor Chaves. Teresina, 1994.

SILVA, Fabíola A. As Tecnologias e Seus Significados. Revista Canindé, nº 02. 2002.

SCABELLO, Andréa L. M. Oleiros e Ceramistas do Poti Velho, PI: Um Estudo Etnoarqueológico Disponível em http://www.historiaehistoria.com.br/materia.cfm?tb=alunos&id=454

TOCHETO, F; THIESEN, B. A Memória fora de nós: a preservação do patrimônio arqueológico em áreas urbanas. In: LIMA, Tânia A. (org.) Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. n. 33.p.175-199,2007.

THOMPSOM, Paul. A voz do Passado- História Oral. 3ºed. Editora Paz e Terra, Rio de Janeiro, . 2002.

VERGARRA, A.C. Possibilidades de Interpretação – O Uso da Etnoarqueologia. X Encontro Estadual de História. Universidade Federal de Santa Maria. 2010.

VILAÇA, R; OSÓRIO, M; FERREIRA, M do C. Nem Sempre o que Parece, é. U caso de etnoarqueologia na Serra Gorda (Águas Belas, Sabugal, Guarda). Norba. Revista de História, Vol.17, 2004. p.137-156.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)