A Invenção do Pesquisador em Educação: Atores, Autores e Práticas / The Invention of the Researcher in Education: Actors, Authors and Practices

Miriam Pires Corrêa de Lacerda, Victor Hugo Nedel Oliveira

Resumo


Esta pesquisa inscreve-se entre aquelas que tomam em análise a definição do campo de pesquisa em Educação. Objetiva-se analisar um conjunto de artigos que versam sobre o tema. Para atingir tal propósito, utilizou-se uma investigação de cunho qualitativo, que fez uso da pesquisa bibliográfica e do procedimento de fichamento de artigos reconhecidos no âmbito acadêmico da pesquisa em educação. Neste processo, levantaram-se os principais materiais e realizou-se a seleção particular dos mesmos, de maneira a chegar aos dez textos apresentados nos resultados e discussões. As informações qualitativas que emergiram após o fichamento dos textos foram submetidas à análise de conteúdo de Bardin (2009). Dos temas tratados nos dez textos analisados, enquanto corpus da análise da pesquisa, três grandes categorias emergiram. São elas: o oficio do pesquisador; normatização da pesquisa; e o campo científico da educação. Os resultados apresentam textos que dialogam entre si, formando uma estrutura de leitura dos artigos relacionados à pesquisa em educação, direcionando o leitor para a construção de metodologias ativas e reflexivas na pesquisa em educação.

 

Palavras-chave: Pesquisa. Educação. Campo Científico.

 

ABSTRACT

 

This research is among those that take into consideration the definition of the field of research in Education. The objective is to analyze a set of articles that deal with the theme. To achieve this purpose, a qualitative research was used, which made use of the bibliographical research and the procedure of registration of articles recognized in the academic scope of research in education. In this process, the main materials were collected and the private selection was made, in order to arrive at the ten texts presented in the results and discussions. The qualitative information that emerged after the texts were submitted to the content analysis of Bardin (2009). Of the topics dealt with in the ten texts analyzed, as corpus of the research analysis, three major categories emerged. These are: the office of the researcher; Standardization of research; And the scientific field of education. The results present texts that dialogue with each other, forming a structure for reading articles related to research in education, directing the reader to construct active and reflexive methodologies in education research.

 

Keywords: Research. Education. Cientific Field.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.5.5

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