Implantação de um Modelo de Gestão por Resultados em uma Empresa de Transporte Ferroviário / Implementation of A Results-Based Management Model in a Railway Undertaking

Rafael de Souza Hipólito, Favio Akiyoshi Toda, Saulo Barroso Rocha

Resumo


Este estudo descreve a implantação de um modelo de gestão por resultados em uma empresa de grande porte no setor de transporte ferroviário de cargas no Brasil. O modelo se baseia
na teoria sobre Administração por Objetivos (APO) e em estudos que discutem a implementação de estratégias. Para a elaboração do modelo de forma customizada, atendendo às expectativas das partes interessadas, houve a participação de todos os níveis de gestão com a maior interação possível para aumentar as chances de sucesso. A equipe responsável (Coordenação de Gestão por Resultados) pela implementação acumulou conhecimento teórico e prático que a tornou mais capacitada para implementar estratégias, o que pode ser visto com clareza nos resultados apurados do primeiro ciclo de melhoria, estágio inicial de um modelo planejado para ser executado em quatro etapas. Esse importante passo dado pela empresa foi fundamental ao propósito principal da Gestão por Resultados: alcançar os resultados esperados de forma consistente e integrada internamente entre as áreas.

 

Palavras-chave: Gestão por Resultados. Implementação da Estratégia. Ferrovia.

 

 

ABSTRACT

 

In this article, it is proposed the implementation of a results-based management model in a railway freight transport company. Promoting Administration by Objectives (APO) and discussing ways to implement strategies in this sector, which traditionally is not much studied in the academic environment, brings a relevant contribution at the national level regarding productivity optimization and cost reduction. As a strategic practice, there was a concern to use theoretical references on the subject to support the creation of a Customized Management by Results, meeting, therefore, the expectations of the interested parties. For that, there was participation of all levels of management, with the greatest interaction possible to increase the chances of success. The team was able to accumulate theoretical and practical knowledge that made it more capable of implementing strategies, which could be clearly seen in the results of the first improvement cycle. This important step taken by the team was fundamental to the main purpose of Results Management, which is in fact to achieve the expected results, and not only to draw up theoretical plans.

 

Keywords: Results Management. Implementation of the Strategy. Railroad.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2019.16.1.1

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