Análise do Processo de Obtenção de Embalagens e da Alternativa de Integração Vertical: Estudo de Caso Numa Empresa de Cosméticos / Analysis of The Packaging Obtention Process and the Vertical Integration Alternative: Case Study in a Cosmetics Company

Claudio Oliveira Paes Leme, Marcelo Sales Ferreira

Resumo


O objetivo da pesquisa consistiu em identificar oportunidades de melhoria de desempenho em uma empresa de cosméticos por meio de análise comparativa entre o processo atual de obtenção de embalagens efetuado por compra, e o processo alternativo, que propõe sua produção interna. Foram consideradas as percepções dos gestores da empresa sobre aspectos propulsores e restritivos pertinentes aos modelos. A análise do atual processo de obtenção de embalagens de polietileno e a elaboração de modelos de integração vertical (ou produção interna), como alternativa para sua obtenção, constituíram etapas preliminares do estudo. A interação entre o referencial teórico e as considerações dos gestores quanto à aplicação prática da estratégia alternativa apresentou a integração vertical parcial ou híbrida como o modelo potencialmente capaz de proporcionar a melhoria de desempenho organizacional. As percepções dos gestores foram altamente favoráveis à fabricação própria de embalagens de polietileno. Dentre os autores abordados na literatura, a integração vertical híbrida emerge como modelo capaz de otimizar os recursos organizacionais, por combinar os benefícios que cada estratégia oferece. Portanto, a conclusão do estudo foi de que a estratégia de integração vertical parcial ou híbrida se apresenta como uma oportunidade de inovação incremental, potencialmente capaz de promover a melhoria dos objetivos de desempenho (confiabilidade, custo, flexibilidade, qualidade e rapidez) da empresa objeto de estudo, no que consiste à obtenção de embalagens de polietileno.

 

Palavras-Chave: Estratégia. Embalagem. Integração Vertical.

 

SUMMARY

 

The objective of the research was to identify opportunities for performance improvement in a cosmetics company, through a comparative analysis of the current process of obtaining packaging, made by purchase and the alternative process that proposes its internal production. The perceptions of the managers about propelling and restrictive aspects relevant to the models were considered. The analysis of the current process of obtaining polyethylene packages and the elaboration of vertical integration models (or internal production), as an alternative to obtain them, were preliminary stages of the study. The interaction between the theoretical reference and the managers' considerations about practical application of the alternative strategy presented partial or hybrid vertical integration as the model potentially capable of improving organizational performance. Managers' perceptions were highly favorable to more own polyethylene packaging. Among the authors discussed in the literature, hybrid vertical integration emerges as a model capable of optimizing organizational resources by combining the benefits that each strategy offers. Therefore, the conclusion of the study was that the strategy of partial or hybrid vertical integration presents itself as an incremental innovation opportunity potentially able to promote the improvement of the performance objectives (reliability, cost, flexibility, quality and speed) of the target company polyethylene packaging supply.

 Key words: Strategy. Packing. Vertical Integration.

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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2019.16.2.3

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