AUTÔNOMOS OU AUTÔMATOS? REFLEXÕES EM TORNO DE EDUCAÇÃO E PODER / AUTONOMOUS OR AUTOMATONS? REFLECTIONS ON EDUCATION AND POWER
Resumo
Argumenta-se que a crítica do poder pedagógico estatal em geral esquece o poder de disciplinamento que a Cultura significa e que torna os indivíduos dóceis antes mesmo de pisar qualquer escola. Concomitantemente a esse, outro ponto se oferece à reflexão: a diferença entre adestramento e amestramento. Para tanto se utilizam, em forma ensaística, argumentos provindos da antropologia, filosofia – predominantemente F. Nietszche –, pedagogia e arte. Concluiu-se pela conveniência de pedagogias horizontais ou não hierarquizantes.
Palavras chave: educação; cultura; poder; Nietzsche.
ABSTRACT
It´s argued that the appreciation of the pedagogical state power generally forget the power of discipline that Culture means and what makes individuals docile even before stepping any school. Concurrently with this, another point to offer to reflection: the difference between dressage and instruction. For that we use in essay form, arguments stemmed from anthropology, philosophy - predominantly Friedrich Nietzsche -, pedagogy and art. Concluded on the convenience of horizontal or not hierarchized pedagogies.
Keywords: education, culture, power, Nietzsche.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)