AUTÔNOMOS OU AUTÔMATOS? REFLEXÕES EM TORNO DE EDUCAÇÃO E PODER / AUTONOMOUS OR AUTOMATONS? REFLECTIONS ON EDUCATION AND POWER

Alejandro Raúl González Labale

Resumo


Argumenta-se que a crítica do poder pedagógico estatal em geral esquece o poder de disciplinamento que a Cultura significa e que torna os indivíduos dóceis antes mesmo de pisar qualquer escola. Concomitantemente a esse, outro ponto se oferece à reflexão: a diferença entre adestramento e amestramento. Para tanto se utilizam, em forma ensaística, argumentos provindos da antropologia, filosofia – predominantemente F. Nietszche –, pedagogia e arte. Concluiu-se pela conveniência de pedagogias horizontais ou não hierarquizantes.

 

Palavras chave: educação; cultura; poder; Nietzsche.

 

ABSTRACT

 

It´s argued that the appreciation of the pedagogical state power generally forget the power of discipline that Culture means and what makes individuals docile even before stepping any school. Concurrently with this, another point to offer to reflection: the difference between dressage and instruction. For that we use in essay form, arguments stemmed from anthropology, philosophy - predominantly Friedrich Nietzsche -, pedagogy and art. Concluded on the convenience of horizontal or not hierarchized pedagogies.

 

Keywords: education, culture, power, Nietzsche.

 


Palavras-chave


educação; cultura; poder; Nietzsche

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