A ESCRITA FEMININA REVISITANDO A HISTÓRIA / WOMEN WRITERS FACING HISTORY

Ana Cristina dos Santos

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar a releitura da História na literatura escrita por mulheres e verificar como essa releitura reordena e completa o passado, favorecendo a reconstrução identitária dos sujeitos históricos femininos (CUNHA, 2004). A partir do questionamento da historiografia oficial (BENJAMIN, 1985) e dos conceitos de metaficção historiográfica (HUTCHEON, 1999), analisam-se as obras El pergamino de la seducción (2005), da escritora nicaraguense Gioconda Belli e Malinche (2006), da mexicana Laura Esquivel. Nessas obras, ao dar voz a duas personagens ex-cêntricas, as autoras propõem recontar uma nova versão dos fatos históricos desde uma perspectiva feminina, resgatando das margens da historiografia oficial as figuras da rainha Joana I de Castilha e da índia mexicana Malinche. Através do diálogo com a história, as narrativas problematizam o passado histórico por meio da literatura e contribuem para desarticular as categorias conceituais de verdade, discurso e identidade. Também contestam as formas de representação das personagens no passado histórico e reafirmam a individualidade feminina em um mundo dominado pelo sujeito masculino. Dessa forma, as personagens criadas fogem do estereótipo feminino que prima pela submissão à voz masculina e pela negação do conhecimento e do poder. Com isso, os textos revelam uma intervenção transgressora à história oficial: devolvem às figuras femininas de Joana e Malinalli o lugar que a História e a sociedade lhes recusaram, reconstruindo o discurso historiográfico oficial espanhol e hispano-americano.

 

Palavras-chave: narrativa hispano-americana; metaficção historiográfica; escrita feminina, identidade.

 

ABSTRACT

 

This study aims to analyze the rereading of history in literature written by women and check how this rereading redefines and complete the past, favoring the identity reconstruction of those feminine historical subjects (CUNHA, 2004). Beginning with the questioning of official histography (BENJAMIN, 1985) and the concepts of historiographic metafiction (HUTCHEON, 1999), the following work are put to test El pergamino de la seduccion (2005), of the Nicaraguian writer Gioconda Belli and Malinche(2006), of the Mexican Laura Esquivel. On those works, the authors propose retelling, when giving voice to two ex centric characters, a new version of the historical facts on a feminine perspective, reclaiming from the official histography borders the figures of the queen Joana I from Castilha and the Mexican Indian Malinche. Through dialogue with the history, the narratives problematize the historical past through literature and contribute to dismantling the conceptual categories of truth, discourse and identity. Also contesting the ways of characters’ representation in the historical past and reaffirming their individuality in a world dominated by male subject. Thus, the created characters go beyond the female stereotypical, known as stressed by a male voice submission and a denial of knowledge and power. In this way, the texts are opened to a transgressive intervention in official history: returning the feminine figures of Joana e Malinalli to the place History and society have denied, rebuilding the official Spanish and Spanish American historiographical discourse.

 

Keywords: Spanish American narrative; historiographic metafiction; feminine writing; identity.

Palavras-chave


narrativa hispano-americana; metaficção historiográfica; escrita feminina, identidade

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)