IMPLICAÇÕES DE MODELOS TEÓRICOS DE ACCOUNTABILITY PARA AS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS

Tonny Kerley de Alencar Rodrigues, Ana Alice Vilas Boas, Átila de Melo Lira, Ivanir Costa, Geysa Elane Rodrigues de Carvalho Sá

Resumo


O presente artigo analisa as Implicações dos modelos teóricos de accountability para as organizações sociais. Ele parte do pressuposto do conceito de accountability como uma estratégia teoricamente integrada, em que cada uma das teorias apresentadas possuem visões divergentes das demais. O estudo buscou mapear e estruturar os diversos modelos de accountability, observando as divergências entre eles, bem como as suas implicações nas organizações sociais. As escolha dos modelos se baseou na importância dos mesmos para a discussão da accountability em organizações sociais, de modo que eles interagem sistemas políticos e econômicos presentes na história recente, como a social democracia, o neoliberalismo, além da corrente social. Quanto à abordagem metodológica utilizada para a execução dos objetivos, a pesquisa é qualitativa de natureza básica, descritiva e bibliográfica. Os resultados destacam que ao incorporar discursos dentro dos modelos teóricos mais amplos tem-se uma visão de como esses discursos estabelecem a accountability de forma diferente. A conclusão proposta é que as discussões geradas são uma ferramenta que permite que os exames dos vários e múltiplos processos de accountability que tenham um impacto sobre uma organização social proporcionam uma compreensão das posições teóricas em que estes processos são incorporados.


Palavras-chave


organizações sociais; accountability; social democracia; neoliberalismo; corrente social.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)