O Processo Didático e Pedagógico Vivenciado na Monitoria em Natação / The Pedagogical and Didactic Process Experienced on Swimming Undergraduate Teaching Assistance

Jacinta Silva dos Santos, Eliza de Castro Custódio Oliveira, Livia Gomes Castelo Branco, Thaidys da Conceição Lima do Monte, Heraldo Simões Ferreira

Resumo


A monitoria em natação é um processo importante para o aprendizado do aluno, pois possibilita a ele a capacidade de vivenciar no dia a dia aprendizados que levará para a vida profissional. Segundo Nunes (2005), a monitoria acadêmica mostra-se nas Instituições de Educação Superior como um programa que tem como intuito iniciar o aluno na docência de nível superior e corroborar a melhoria do ensino da graduação. O objetivo deste trabalho foi analisar em que aspectos a monitoria em natação contribui para a formação do graduando em Educação Física. A metodologia da pesquisa foi pautada em uma abordagem qualitativa e como método um estudo de caso. O local da pesquisa foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE, campus Canindé. Os sujeitos da pesquisa foram os monitores de natação do Projeto Nadando em Saúde e a coleta de dados se deu através de um questionário com perguntas abertas, no qual fizemos uma adaptação para o alvo da pesquisa. Posteriormente, os dados foram analisados com base nas respostas obtidas, pautando-se em uma categorização com base nas respostas. Os resultados obtidos mostraram que a monitoria em natação é um processo formativo para os discentes do curso de Educação Física, em que vivenciam na prática o que é visto na teoria em sala de aula, aprendendo de forma positiva e contribuindo para a futura prática docente.

 

Palavras-chave: Educação Física. Nataçã. Monitoria. Formação Docente.

 

ABSTRACT

 

The swimming undergraduate teaching assistance (UTA) is an important process to student’s learning, making it possible at the same time the possibility of experiencing daily learnings that will be carried through its professional life. According to Nunes (2005) the academic UTA reveals itself at higher education institutions as a program that aims to introduce students into higher degree teaching and to support improvement on undergraduate’s teaching. The goal of this study was to assess in which aspects swimming UTA helps to an undergraduate preparation on physical education. The research method was a case study based on a qualitative approach. The research place was the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE, campus Canindé. The research’s subjects were the swimming Undergraduate Teaching Assistants from the Project “Swimming in Health” and data collection happened through an adapted to the audience questionnaire, demanding written answers, in which afterwards the data were analyzed based on the answers obtained and categorized according to it. The obtained results showed that swimming UTA is a developmental process to physical education students, in which they have practical experience with classroom theory, learning in a positive way and assisting in the future teaching practice.

 

Key words: Physical Education. Swimming. Undergraduate Teaching Assistance. Teaching Qualification.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2020.17.11.12

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