Economia Compartilhada: Indicadores da Qualidade Aplicada a Maior Foodtech da América Latina / Shared Economy: Applied Quality Indicators the Largest Foodtech in Latin America

Renata Pizoni, Edson Pacheco Paladini

Resumo


O presente estudo analisa a maior empresa do ramo de delivery de alimentos do Brasil e a maior foodtech da América Latina. Com base em uma pesquisa com objetivos descritivos e exploratórios, de natureza aplicada, abordagem qualitativa e quantitativa e procedimentos técnicos caracterizados como pesquisa bibliográfica e estudo de caso, este artigo apresenta em seus resultados um modelo de avaliação da qualidade para plataformas de delivery com base nos indicares da qualidade: in-line, on-line e off-line. Ações de melhorias no âmbito operacional, tático e estratégico, além de efeitos multiplicadores do negócio também são propostos ao fim da pesquisa. Com isso, concluiu-se que o modelo proposto é eficiente enquanto ferramenta de avaliação estratégica da qualidade. Os resultados também apontam a maturidade da empresa no que se refere à sua visão estratégica de mercado.

 

Palavras-chave: Economia Compartilhada. Avaliação Estratégica da Qualidade. Indicadores da Qualidade. Negócios Colaborativos.

 

 

ABSTRACT

 

This study analyzes the largest food delivery company in Brazil and the largest foodtech in Latin America. Based on a research with descriptive and exploratory objectives, of an applied nature, qualitative and quantitative approach and technical procedures characterized as bibliographic research and case study, this article presents in its results a model of quality assessment for delivery platforms based on the indications of the quality: in-line, online and offline. Improvement actions in the operational, tactical and strategic areas, as well as multiplier effects of the business are also proposed at the end of the research. With that, it was concluded that the proposed model is efficient as a strategic quality assessment tool. The results also point to the company's maturity in terms of its strategic market vision.

 

Keywords: Shared Economy. Strategic Quality Assessment. Quality Indicators. Collaborative Business.

 

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.1.11

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