As Dinâmicas Socioespaciais Em Barra Grande - Pi: Um Estudo Introdutório Do Turismo E Comunidade Local / The socio-spatial dynamics in Barra Grande - Pi: An Introductory Study Of Tourism And Local Community

Francysco Renato Antunes Lopes, Filipe Ribeiro Cardoso Porto, José Luis Lopes Araújo

Resumo


Este artigo é resultado de um trabalho inicial teórico e decampo na comunidade de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, noPiauí. A pesquisa analisou algumas dinâmicas sociais e espaciais emBarra Grande, especialmente em decorrência do turismo no local,atividade capaz de provocar mudanças significativas em qualquerlugar onde se desenvolva. O trabalho tem natureza qualitativa, comresultados prévios obtidos através de entrevistas que permitiramcompreender melhor a realidade das pessoas envolvidas no processoe que possibilitou junto com a pesquisa teórica compreender entenderque Barra Grande passou de uma pequena comunidade pesqueira aum destino turístico de proporções internacionais, com significativasalterações no espaço, com a construção de pousadas e reformas nainfraestrutura da cidade, que segundo os moradores buscam atenderaos anseios dos turistas e não da comunidade. No aspecto social, aprostituição e o consumo de drogas foram as alterações maissignificativas para a população que não vê com bons olhos essesproblemas, como eles definem. Os efeitos do turismo são pautáveis deatenção e de reflexões, pois uma comunidade simples e tradicionalsofreu mudanças bruscas em poucos anos, alterando o convívio e osanseios da população local.

Palavras-chave


Barra Grande. Dinâmicas. Turismo

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)