Empresa Júnior de Letras: 6 Estratégias Comunicacionais de Baixo Custo / Junior Letters Company: 6 Low-Cost Communication Strategies

Robson Dias, Victor Márcio Laus Reis Gomes

Resumo


Empresa júnior em apreço, apesar de ter uma sala, equipe, divisão do trabalho, fanpage e site, lida com barreiras organizacionais que prejudicam o engajamento de seus colaboradores ou mesmo parcerias com clientes. O estudo faz um diagnóstico das condições de comunicação. Aplica uma análise de cenários e faz um prognóstico de ações de baixo custo orçamentário: programas e projetos de relacionamento com públicos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, instrumentalizada pela técnica de entrevista semiestruturada (9 colaboradores), com sistematização em Bardin (1977). Os resultados apontam o voluntariado e alta rotatividade como elementos que dificultam a consolidação e a execução de estratégias de relacionamento com seus públicos. O relato pode inspirar projetos de extensão com soluções em relacionamento comunicacional.

 

Palavras-chave: Letras. Comunicação. Educação. Empresa Júnior. Diagnóstico.

 

SUMMARY: The junior company in question, despite having a room, team, division of labor, fanpage and site, deals with organizational barriers that hinder the engagement of its employees or even partnerships with clients. The study makes a diagnosis of the communication conditions. Applies a scenario analysis: SWOT array. And it makes a prognosis of actions of low budget cost: programs and projects of relationship with publics. It is an exploratory, qualitative research, instrumented by the technique of semi-structured interview (8 collaborators), with systematization according to the perspective of Bardin (1977). The results point to the fact that volunteering and high turnover among employees are elements that make it difficult to consolidate and execute strategies of relationship with their publics.


Keywords: Letters. Communication. Education. Junior company. Diagnosis.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.02.4

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