Consumidor da Terceira Idade: Estudo Bibliométrico dos Artigos Publicados no Brasil / Elderly Consumers: A Bibliometric Study of Articles Published in Brazil

Mirian Cristina Vidal da Rocha, Renata Celi Moreira da Silva, Fábio Francisco de Araujo, Maria Cristina Drumond Castro, André Luís Faria Duarte

Resumo


O estudo analisou as publicações no campo do comportamento do consumidor da terceira idade no Brasil. Para isso, foi realizada uma análise bibliométrica. As fontes para coleta dos artigos foram os anais dos Encontros da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD) e as revistas nacionais classificadas no Qualis administração como A1, A2 e B1 no período de 2008 a 2017. Foram feitas as seguintes análises: evolução quantitativa da publicação de artigos sobre o consumidor da terceira idade; mapeamento das instituições e autores que produziram sobre o consumidor da terceira idade; mapeamento dos artigos publicados por somente um autor ou em coautoria; mapeamento das abordagens metodológicas utilizadas nos artigos; e análise das temáticas investigadas. Como resultados, foi identificado um grande aumento no número de artigos dessa temática em 2017, principalmente no EnANPAD, cuja área de turismo se destaca na produção acadêmica sobre o consumidor da terceira idade no Brasil, e que a abordagem mais utilizada foi a qualitativa.

 

Palavras-chave: Comportamento do Consumidor. Consumidor de Terceira Idade. Estudo Bibliométrico. Produção Científica.

 

 

ABSTRACT

 

The study analyzed publications in the field of consumer behavior in the elderly in Brazil. For this, a bibliometric analysis was performed. The sources for collecting the articles were the annals of the Meetings of the National Association of Graduate Studies and Research in Administration (EnANPAD) and the national journals classified in Qualis Administração as A1, A2 and B1 in the period from 2008 to 2017. The following analyzes were made: quantitative evolution of the publication of articles on the elderly consumer; mapping of the institutions and authors that produced about the elderly consumer; mapping of articles published by only one author or in co-authorship; mapping of the methodological approaches used in the articles; and analysis of the investigated themes. As a result, a large increase in the number of articles on this theme was identified in 2017, mainly in EnANPAD, that the tourism area stands out in academic production on the elderly consumer in Brazil, and that the most used approach was the qualitative one.

 

Keywords: Consumer Behavior. Elderly Consumer. Bibliometric Study. Scientific Production.

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.03.1

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