Aderência do Consumidor em Relação aos Produtos Verdes: Um Estudo Comparativo / Consumer Adherence to Green Products: A Comparative Study

Marina Ariente Angelocci, Bruno Gomes Pereira, Janaína Eloisa Manzoni, Karina Cassia Martucci

Resumo


Esse artigo tem o objetivo de analisar o envolvimento de consumidores em ações consideradas verdes, por meio da escola do produto (verde ou não verde / comum), em comparação com a aderência em ações verdes, ou seja, sustentáveis. O problema do estudo perpassa pelo tratamento analítico da aderência em ações verdes, aumenta a venda e a aceitação do produto verde. Usa-se, como abordagem metodológica, uma pesquisa quantitativa com a análise de desenho fatorial completo entre sujeitos 2 x 3, tendo como vertentes o produto verde e o produto não verde e o envolvimento com o marketing verde (alto, médio e baixo). Um questionário foi enviado para estudantes universitários, com a Escala da Consciência Ecológica com 26 pontos, além de situações de compra para dois produtos: creme hidratante e café.  Como resultados, uma análise do envolvimento dos participantes em ações verdes foi realizada. A proposta é que essa pesquisa possa contribuir para a compreensão do marketing verde e a elaboração de novos estudos no setor.

 

Palavras-chave: Decisão de Compra. Marketing Verde. Produto Verde. Sustentabilidade.

 

 

ABSTRACT

 

This article aims to analyze the involvement of consumers in actions considered green, through the school of the product (green or not green / common), in comparison with adherence to green actions, that is, sustainable. The study's problem runs through the analytical treatment of adherence to green stocks, which increases the sale and acceptance of the green product. As a methodological approach, a quantitative research is used with the analysis of a complete factorial design between 2 x 3 subjects, with the green product and the non-green product and the involvement in green marketing (high, medium and low) as strands. A questionnaire was sent to university students, together with the Ecological Awareness Scale with 26 points, in addition to purchase situations for two products: moisturizer and coffee. As a result, an analysis of the involvement of participants in green actions was carried out. The proposal is that this research can contribute to the understanding of green marketing and to the elaboration of new studies in the sector.

 

Keywords: Purchase Decision. Green Marketing. Green Product. Sustainability.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.5.1

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