“O Melhor Esporte do Mundo é Caçar Negros”? Geografia, Formação de Professores e Pesquisa (Auto)Biográfica / “The Best Sport in the World Is Hunting Blacks”? Geography, Teacher Training and Biographical Research

Leonardo Pinto dos Santos, Wallysson de Oliveira Carvalho, Welitemara da Silva Araújo

Resumo


Esta pesquisa organiza-se sob dois movimentos: refletir sobre o contexto da Amazônia e os professores que ali atuam a partir de um ponto de confluência que é a Faculdade de Geografia (UFPA/Altamira); pensar a pesquisa (auto)biográfica como possibilidade de formação dos professores que atuam nestas realidades. Busca-se, por meio dessa investigação, em fase de desenvolvimento, contactar docentes que atuam na formação de professores de Geografia e estudantes que estão no último ano do curso de Licenciatura em Geografia da UFPA-Campus Altamira, produzindo, por meio de suas narrativas autobiográficas, possibilidades para compreender um outro caminho formativo possível. O método (auto)biográfico é proposto no sentido de compreender processos de interação/relação com a região amazônica, compreender as dinâmicas sociais e educacionais, desenvolvimento promovido pelo Estado brasileiro em diferentes momentos da história do Brasil e a formação de professores de Geografia nesse contexto. 

 

Palavras-chave: Geografia. Formação de Professores. Pesquisa (Auto)Biográfica.

 

ABSTRACT

 

This research is organized under two movements: reflecting on the context of the Amazonia and the teachers who work there from a confluence point that is the Faculty of Geography (UFPA/Altamira); thinking about biographical research as a possibility of training of teachers who work in these realities. Through this research, under development, the aim is to contact teachers who work in the training of Geography teachers and students who are in the final year of the Degree in Geography at UFPA-Campus Altamira, producing, through their narratives autobiographical, possibilities to understand another possible formative path. The (auto)biographical method is proposed in order to understand processes of interaction/relationship with the region, understand the social and educational dynamics, development promoted by the government at different times in Brazilian history and the training of Geography teachers in this context.

 

Key words: Geography. Teacher Training. Biographical Research.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.8.7

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