A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM JEAN PIAGET E OS MAPAS MENTAIS: A LEITURA DE ALUNOS EM DIFERENTES REALIDADES / THE KNOWLEDGE CONSTRUCTION IN JEAN PIAGET AND THE MENTAL MAPS: READING STUDENTS IN DIFFERENT REALITIES

Roselane Zordan Costella, Leonardo Pinto dos Santos

Resumo


Neste artigo trabalhamos a partir da representação espacial que é formada por diversas relações que compõem as ações do espaço, bem como as características do lugar de onde partem as diferentes relações que são transferidas a uma escala global. A partir da ideia de que a Geografia é a ciência do espaço ausente ou mentalmente projetado, faz-se uma análise do significado do espaço e do lugar, bem como uma proposta de construção do conhecimento levando em consideração a teoria piagetiana e a concepção de espaço enquanto compreensão de relações dinâmicas e sistêmicas. O principal no entendimento do texto é o ponto de contato entre diferentes representações espaciais, os lugares de onde brotam essas representações e a importância que esses lugares têm no processo de construção do conhecimento, tendo como instrumento metodológico os mapas mentais.

 

Palavras-chave: ensino de geografia; representação; epistemologia genética.

 

ABSTRACT


In this article we work from the spatial representation that is composed of several relationships that make the actions of space, as well as the characteristics of the place from where the different relationships that are transferred to a global scale. From the idea that geography is the science of space absent or mentally designed, an analysis is made of the significance of space and place, as well as a proposal for construction of knowledge, taking into account the theory of Piaget and design space while understanding of relationship dynamics and systemic. The main in understanding the text is the point of contact between different spatial representations, the seats of boasting such representations and the importance that these posts are in the process of knowledge construction, having as a methodological tool with the mental maps.

 

Keywords: teaching in geography; representation; genetic epistemology.

 


Palavras-chave


ensino de geografia; representação; epistemologia genética.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)