A Reforma Trabalhista e Seus Impactos no Ensino Superior Privado no Rio de Janeiro / Labor Reform and its Impacts on Private Higher Education in Rio de Janeiro

Vanessa Lacerda Santos, Rejane Prevot Nascimento, Renan Gomes de Moura

Resumo


O presente artigo se propõe a realizar uma análise sob a perspectiva das alterações da Reforma Trabalhista de 2017 nas relações de trabalho do docente em instituições de ensino superior privadas, apresentando dados qualitativos oriundos de pesquisa de campo e análise de documentos. Para o desenvolvimento dessa análise, no referencial teórico são apresentadas algumas mudanças do ensino superior privado no Brasil, trazendo a mercantilização e a internacionalização do ensino como pontos relevantes para o entendimento do cenário atual. Foi ainda apresentada a descrição das principais alterações na legislação trabalhista desde 1990 até 2017, para que se pudesse compreender a evolução ou retrocesso da legislação trabalhista, apresentando também novas formas do trabalho como a mais recentemente denominada “Uberização” no ensino. Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, com uso de entrevistas semiestruturadas, sendo investigada a visão de docentes, gestores e representantes sindicais. Com base na análise da literatura e dados colhidos das entrevistas, constatou-se que as mudanças trazidas pela reforma trabalhista impulsionaram e impulsionam novas formas de trabalho no mercado educacional. No entanto, tais inovações, ao passo que flexibilizam contratações e dão velocidade ao crescimento das IES, na visão dos docentes, trazem consigo um aumento da precariedade do trabalho e a perda da qualidade do ensino.

 

Palavras-Chave: Reforma Trabalhista. Flexibilização. Precarização. Uberização.

 

ABSTRACT

This article proposes to carry out a perspective analysis of changes in the 2017 Labor Reform in the work relations of teachers in private higher education institutions, presenting qualitative data from field research and document analysis. For the development of this analysis, the theoretical framework presents some changes in private higher education in Brazil, bringing the commodification and internationalization of education as relevant points for understanding the current scenario. A description of the main changes in labor legislation from 1990 to 2017 was also presented, so that one could understand the evolution or setback of labor legislation, also presenting new forms of work such as the more recently called “Uberization” in education. A qualitative research was carried out, using semi-structured interviews, investigating the views of teachers, managers and union representatives. Based on the analysis of the literature and data collected from the interviews, it was found that the changes brought about by the labor reform boosted and boosted new forms of work in the educational market. However, such innovations, while making hiring more flexible and speeding up the growth of HEIs, in the view of the professors, bring with them an increase in the precariousness of work and a loss of quality in teaching.

 

Keywords: Labor Reform. Flexibilization. Precariousness. Uberization.

 


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


ABILIO, L. Uberização Do Trabalho: subsunção real da viração. In: Passapalavra. Disponível em: http://passapalavra.info/2017/02/110685/. 2017.

ANTUNES, R. Século XXI: nova era da precarização estrutural do trabalho. Infoproletários: degradação real do trabalho virtual. São Paulo: Boitempo, p. 231-238, 2009.

ANTUNES, R. Trabalho e precarização numa ordem neoliberal. A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. São Paulo: Cortez, p. 35-48, 2001.

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.

AGÊNCIA SENADO. Aprovada em 2017, reforma trabalhista alterou regras para flexibilizar o mercado de trabalho. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/05/02/aprovada-em-2017-reforma-trabalhista-alterou-regras-para-flexibilizar-o-mercado-de-trabalho. Acesso em 22 out. 2019.

BRESSER-PEREIRA, L.C.; SPINK, P (Orgs.) Reforma do Estado e administração pública gerencial. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2011.

DIAP. Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. Reforma Trabalhista: qual seu objetivo; as fontes do Direito; e o que muda com a lei. Disponível em: https://www.diap.org.br/index.php/noticias/noticias/27938-reforma-trabalhista-qual-seu-objetivo-as-fontes-do-direito-e-o-que-muda-com-a-lei. Acesso em 22 out 2019.

ANDRADE BALTAR, P.E.; KREIN, J.D. A retomada do desenvolvimento e a regulação do mercado do trabalho no Brasil. Caderno crh, v. 26, n. 68, 2013

DE STEFANO, Valerio. The rise of the just-in-time workforce: On-demand work, crowdwork, and labor protection in the gig-economy. Comp. Lab. L. & Pol'y J., v. 37, p. 471, 2015.

EXTRACLASSE. Contratação uberizada de professores por aplicativo já é realidade. Disponível em: https://www.extraclasse.org.br/educacao/2020/01/contratacao-uberizada-de-professores-por-aplicativo-ja-e-realidade. Acessado em 15 ago. 2020.

FÁVERO, M.L.A.; SGUISSARDI, V. Quantidade/qualidade e educação superior. Revista Educação em Questão, v. 42, n. 28, 2012.

GENTILI, P. A falsificação do consenso: simulacro e imposição na reforma educacional do neoliberalismo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

GAZETA do Povo. STF pode derrubar trecho da reforma trabalhista nesta quarta; 30 ações questionam lei. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/justica/reforma-trabalhista-stf-inconstitucionalidade- trabalho-intermitente. Acessado em 09 out. 2019.

IFC. Ser Educacional: Efficiencies Help Expand Affordable Higher Education with Positive Financial Returns in Brazil. 2017.

KREIN, José Darin. O desmonte dos direitos, as novas configurações do trabalho e o esvaziamento da ação coletiva: consequências da reforma trabalhista. Tempo social, v. 30, n. 1, p. 77-104, 2018.

KREIN, José Dari. O aprofundamento da flexibilização das relações de trabalho no Brasil nos anos 90. 2001. 194 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2020.

MAUÉS, O. C. A reconfiguração do trabalho docente na educação superior. Educar em Revista. Curitiba, n. esp. 1, p. 141-160, 2010.

MÉSZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Boitempo Editorial, 2015.

MANCEBO, D.; MAUÉS, O.; CHAVES, V.L.J. Crise e reforma do Estado e da Universidade Brasileira: implicações para o trabalho docente. Educar em Revista [online]. 2006, n. 28, pp. 37-53. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40602006000200004. Acessado 19 nov. 2021.

MACEDO, J.P. et al. Transnacionalização do Ensino Superior: Impactos nos Processos Formativos em Psicologia no Brasil. Psicologia Ciência e Profissão, v. 37, n. 4, p. 852-868, 2017.

MOREIRA, R. Prefeitura de Ribeirão Preto planeja criar “Uber do Professor”. https://www.acidadeon.com/cotidiano/NOT,2,6,1262086,Prefeitura+de+Ribeirao+Preto+planeja+criar+Uber+do+Professor.aspx. 2017.

MOURA, D.M. Políticas públicas educacionais PROUNI e FIES: democratização do acesso ao ensino superior. Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea, n. 11, 2014.

NASCIMENTO, R. P.; SALVÁ, M. N. R.; BAUER, A. P. M. FIES, Política Pública de Inclusão. Para Quem? Uma Análise de Casos Múltiplos. In: IX Congresso de Administração e Contabilidade, 2018, Rio de Janeiro. Anais do IX ADCONT, 2018. v. 0. p. 0-0

PLANALTO. Reforma Trabalhista E Tercerização. disponível em https://www.diap.org.br/index.php/noticias/noticias/27938-reforma-trabalhista-qual-seu-objetivo-as-fontes-do-direito-e-o-que-muda-com-a-lei. Acessado em 5 de out 2018.

ROSSO, S.D. Fragmentação sindical. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 48, p. 39-52, abr./jun. 2013. Editora UFPR.

RIBEIRO, G.F. Afinal, o que a Organização Mundial do Comércio tem a ver com a educação superior. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 49, n. 2, p. 137-156, 2006.

SALVÁ, M.N.R.; BAUER, A.P.M; WANDERLEY, S.E.P.V. O Mercado Da Educação Superior No Brasil: Uma Internacionalização Reversa? In: XIX Colóquio Internacional de Gestão Universitária, Santa Catarina, 2019.

SILVA, E.L; MENEZES, E.M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC 2001.

SILVA, M.E.P.S. A metamorfose do trabalho docente no ensino superior: entre o público e o mercantil. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.

SILVA, T. T.; GENTILLI, P. (orgs.). ESCOLA S.A.: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília: CNTE, 1996.

SINPRONORTE. Terceirização na educação e os princípios para o ensino. Disponível em: http://www.sinpronorte.org.br/terceirizacao-na-educacao-e-os-prejuizos-para-o-ensino. 2017a.

SINPRONORTE. A nulidade do contrato intermitente para professor. Pernambuco, 2017. Disponível em: http://www.sinpronorte.org.br/a-nulidade-do-contrato-intermitente-para-professor/. 2017b.

SINPROPERNAMBUCO. Professores (as): lutar pela democracia e valorização!, Pernambuco, 2017. Disponível em: https://sinpropernambuco.org/1951-2. 2017.

SINPRORIO. Sinpro-Rio e a luta dos professores do Grupo Galileo. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://site.sinpro-rio.org.br/wp-content/uploads/2018/10/jornal_223_marco-2014.pdf. Acesso em 08 out. 2008

SIQUEIRA, T. C. de. Ensino superior privado: notas sobre o trabalho dos docentes nas instituições particulares de ensino superior em Brasília. Revista de Ciências Sociais, v. 40, n. 2, p. 62-71, 2009.

SOARES, L. T. Os custos do ajuste neoliberal na América Latina. São Paulo: Cortez, 2000.

SOARES, F.H.M.; MASSINE, M.C.L.M. A flexibilização do Direito do Trabalho e a Constituição Federal de 1988. XIX Encontro Nacional do CONPEDI. Anais. Fortaleza-CE, 2010.

SOUZA, F. O papel do Sindicato: O que muda com a reforma trabalhista? Disponível em: https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/informacoes-trabalhistas/o-papel-do-sindicato-o-que-muda-com-reforma-trabalhista/, 2017.

UOL. OIT volta a analisar se reforma trabalhista tira direitos dos trabalhadores. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/06/10/oit-volta-a-analisar-reforma-trabalhista.htm. 2019.

WORLD BANK. Brazil Country partnership framework for the period FY18 - FY23. Washington, D.C.: World Bank Group. 2017.

ZERO, M.. Alguns Dados sobre o Trabalho Intermitente no Reino Unido. S.l.: s.n, (2010). p.1. Disponível em:




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.4.2

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)