A Narração da Osga em o Vendedor de Passados: Uma Análise do Ethos / Osga's Narrative in The Book o Vendedor de Passados: An Analysis of Ethos

Paula Ramos Ghiraldelli, Thiago Barbosa Soares

Resumo


O presente texto visa analisar o narrador, considerando a absoluta importância da construção de tal figura, no livro O vendedor de passados, sob a ótica da Análise do Discurso, especificamente através do conceito de ethos discursivo, concebido no interior de sua cena enunciativa. Assim, a descrição do aspecto cenográfico, que compõe a cena da enunciação da narrativa, permite a compreensão da vida e da identidade angolana em uma época pós-colonial e ao fim da Guerra Civil de Angola território. Diante dessas condições de investigação, esta pesquisa verificou que os mecanismos discursivos que fabricam e reiteram o ethos da osga narradora – explicitados por meio de seu tom objetivo, seu caráter frágil, tímido, retraído, mas sobrevivente, e sua corporalidade esbranquiçada de um animal rasteiro que se esgueira pelos cantos da casa – o enquadram em um estereótipo do homem angolano pós-guerra. Nesse sentido, é possível depreender da narrativa, as características que compõem o ethos do homem animalizado. Por fim, é possível estender esse exame discursivo na averiguação de como o modo da osga narrar o passado, a partir de seu ethos, promove sua fusão com o protagonista Félix Ventura, ao estabelecer reflexões sobre a existência desse narrador.

 

Palavras-chave: O Vendedor de Passados. Agualusa. Ethos. Cena da Enunciação. Narrador. Osga.

 

ABSTRACT

 

 The present text aims to analyze the narrator, considering the absolute importance of the construction of such a figure, in the book O vendedor de passados, from the perspective of Discourse Analysis, specifically through the concept of discursive ethos, conceived within its enunciative scene. Thus, the description of the scenographic aspect, which composes the scene of the enunciation of the narrative, allows the understanding of Angolan life and identity in a post-colonial period and at the end of the Civil War in Angola territory. Given these conditions of investigation, this research verified that the discursive mechanisms that manufacture and reiterate the ethos of the narrator - explained through its objective tone, its fragile, shy, withdrawn but surviving character, and its whitish corporeality, of an animal rasteiro that sneaks around the corners of the house – fit him into a stereotype of the post-war Angolan man. In this sense, it is possible to infer from the narrative, the characteristics that make up the ethos of the animalized man. Finally, it is possible to extend this discursive examination in the investigation of how the gecko's way of narrating the past, based on its ethos, promotes its fusion with the protagonist Felix Ventura by establishing reflections on the existence of this narrator.

 

Keywords: O Vendedor de Passados. Agualusa. Ethos. Scene of Enunciation. Narrator. Gecko.

 

 


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


AGUALUSA, José Eduardo. O vendedor de passados. 3ª ed. Rio de Janeiro, Gryphus, 2015.

BARROS, Diana Luz Pessoa. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 1997.

GHIRALDELLI, Paula Ramos; SOARES, Thiago Barbosa. Cenas da enunciação em

Rio Turuna: uma análise discursiva. Revista Linguasagem, São Carlos, v.40, Norte em

análise: discursividades. 2021, p. 148-163.

LAMÓGLIA, Fernando Boto. Descolonização da identidade africana: um relato de experiência In: Educere, 2015, Curitiba. XII EDUCERE. Curitiba: Champagnat, 2015. Disponível em < https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/21879_10992.pdf >. Acesso em 25 nov. 2021.

MAIA, Cinara Teodoro; SOARES, Thiago Barbosa. A discursividade em Rio Turuna: Uma Análise de Sujeitos e Sentidos da Identidade Goiano-Tocantinense. Revista FSA, Teresina PI, v. 18, n. 02, art. 13, p. 241-256, fev. 2021.

MAINGUENAU, D. El ethos y la voz de lo escrito. In: ______. Versión 6. México: Universidad Autonoma Metropolitana-Xochimilco, 1996. P.79-92.

MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. Org. S. Possenti e Maria Cecília Pérez de Souza-e-Silva. São Paulo: Parábola Editorial, 2008a.

MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. Trad. S. Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2008b.

MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. Org. Sírio Possenti e Maria Cecília Pérez de Souza-e-Silva. São Paulo: Parábola Editorial, 2008a.

MAINGUENAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. Trad. Cecília P. de Souza e Silva e Décio Rocha. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2004.

MAINGUENAU, Dominique. Discurso e Análise do Discurso. Trad. Sírio Possenti. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

MUSSALIM, Fernanda Bentes; POSSENTI, Sírio. As contribuições de Dominique Mainguenau à Análise do Discurso. In: PAULA, Luciane de; STAFUZZA, Grenissa (Orgs.). Da Análise do Discurso no Brasil à Análise do Discurso do Brasil: três épocas histórico-analíticas. Uberlândia, MG: EDUFU, 2010

NATIONAL GEOGRAPHIC. Guerra Civil de Angola: de 1975 aos Dias de Hoje. National Geographic, 2019. Disponível em < https://www.natgeo.pt/historia/2019/08/guerra-civil-de-angola-de-1975-aos-dias-de-hoje >. Acesso em: 25 nov. 2021.

OLIVEIRA, Romilton Batista de. Representação e memória em O Vendedor de Passados, de José Eduardo Agualusa e Os Cus de Judas, de António Lobo Antunes: nos limiares da experiência afro-lusófona. In: IV Seminário de pesquisa e extensão em Letras, 2012, Ilhéus-Ba. IV SEPEXLE, 2012.

PINTO, João Paulo Henrique. A identidade nacional angolana - definição, construção e usos políticos. Dissertação (mestrado em história). Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2016.

SENO, Ana Regina. O Ethos no discurso político de Dilma Rousseff: a imagem da mulher na política. Dissertação de Mestrado, Programa da Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santos, Vitória, 2014.

SOARES, Thiago Barbosa. Percurso Linguístico: conceitos, críticas e apontamentos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.6.8

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)