Inclusão dos Alunos Portadores de Necessidades Especiais nas Atividades da Área de Educação Física / The Inclusion of Students with Special Needs in the Activities of the Physical Education Subject

Sandra Maria Souza de Carvalho, Rogério Zanon da Silveira, Marcelo Calderari Miguel

Resumo


Hodiernamente, muito se tem falado sobre a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais no ensino regular, propondo uma relação adequada aos alunos portadores de necessidades especiais em seu desenvolvimento educacional adjacente aos alunos considerados “normais”. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo buscar o embasamento teórico para a inclusão dos alunos com necessidades especiais nas atividades de Educação Física. Quanto à metodologia, foi utilizado como instrumento de pesquisa a pesquisa bibliográfica em torno de artigos científicos, monografias, teses de estudiosos da área em questão. Trata-se de uma pesquisa analítica e exploratória sobre o tema exatamente. Com os resultados obtidos, conclui-se que a inclusão dos alunos com necessidades especiais nas atividades da disciplina de Educação Física traz grandes benefícios ao desenvolvimento desses alunos com tais necessidades. Portanto, a pesquisa comprova a grande proteção dessa disciplina para a inclusão desses discentes, ministrada por profissionais competentes e habilitados.

 

Palavras-chave: Disciplina de Educação Física. Alunos Portadores de necessidades Especiais. Educação Inclusiva. Ensino Regular.

 

RESUMO

 

Atualmente, muito se tem falado sobre a inclusão de crianças com necessidades especiais no ensino regular, propondo uma relação adequada para alunos com necessidades especiais em seu desenvolvimento educacional junto aos “alunos considerados normais”. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo buscar o embasamento teórico para a inclusão de alunos com necessidades especiais nas atividades de Educação Física. Quanto à metodologia, utilizou-se como instrumento de pesquisa, a pesquisa bibliográfica em torno de artigos científicos, monografias, teses de estudiosos da área em questão. Trata-se de uma pesquisa analítica e exploratória sobre o tema abordado. Com os resultados obtidos, conclui-se que a inclusão de alunos com necessidades especiais nas atividades da disciplina de Educação Física traz grandes benefícios para o desenvolvimento desses alunos com tais necessidades.

 

Palavras-chave: Disciplina de Educação Física. Alunos com Necessidades Especiais. Educação inclusiva. Ensino regular.

 

 

 

 

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.1.11

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