A Retórica do mau Comportamento nas Organizações / The Rethoric of Misbehavior in Organizations

Vania Martins dos Santos

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar a construção da categoria “mau comportamento organizacional” nos discursos gerenciais, considerando estes discursos como atividades reivindicatórias que tentam persuadir quanto à condição problemática deste comportamento no contexto organizacional e propor estratégias de intervenção e controle sobre esta forma de desvio. Como parte do trabalho de campo foi utilizada a metodologia qualitativa, composta por entrevistas em profundidade e análise retórica do discurso de nove gestores, ocupantes de postos intermediários em distintas organizações. A partir desta análise, que privilegia os constructos retóricos centrais no processo de elaboração, legitimação e transformação de rótulos de desvio, a pesquisa identifica nesta retórica um conjunto de características que colocam o indivíduo em oposição a um perfil marcante na retórica neoliberal da sociedade capitalista. O mercado aparece neste contexto como a figura prognóstica principal para punir adequadamente os desvios daqueles que fracassam diante dos padrões de comportamento organizacional exigidos.

 

Palavras-Chave: Desvio. Mau Comportamento. Rotulação. Retórica. Atividades Reivindicatórias

 

ABSTRACT

 

This article aims to analyze the construction of the category “misbehavior” in managerial discourses, considering these discourses as claiming activities that try to persuade about the problematic condition of this behavior in the organizational context and propose intervention and control strategies on this form of deviation. As part of the fieldwork, a qualitative methodology was used, consisting of in-depth interviews and rhetorical analysis of the discourse of nine managers, occupying intermediate positions in different organizations. From this analysis, which privileges the central rhetorical constructs in the process of elaboration, legitimation and transformation of labels of deviation, the research identifies in this rhetoric a set of characteristics that place the individual in opposition to a striking profile in the neoliberal rhetoric of capitalist society. The market appears in this context as the main prognostic figure to adequately punish the deviations of those who fail in the face of the new standards of organizational behavior required.

 

Keywords: Deviance. Misbehavior. Labelling. Rhetoric. Claims-Making Activities

 


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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.8.15

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