Estratégias Metacognitivas no Desenvolvimento do Processo de Ensino-Aprendizagem de Matemática / Metacognitive Strategies in the Development of the Mathematics Teaching-Learning Process

Juliana Rosa Alves Borges, Guilherme Saramago de Oliveira, Anderson Oramisio Santos, Nayara Poliana Massa

Resumo


Este artigo apresenta distinção entre as funções cognitivas e metacognitivas. Também expõe as vantagens do uso das habilidades metacognitivas no ambiente escolar e promove reflexões acerca das possibilidades de seu desenvolvimento nas aulas de matemática. Identificamos ainda atividades e metodologias que favorecem a ação discente refletida e autorregulada.

 

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Metacognição. Protagonismo estudantil.

 

 

ABSTRACT

 

This paper presents a distinction between cognitive and metacognitive functions. It also exposes the advantages of using metacognitive skills in school environment and promotes reflections on the possibilities of their development in mathematics classes. We also identified activities and methodologies that favor reflected and self-regulated student action.

 

Keywords: Mathematics Teaching. Metacognition. Student Protagonism.

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.1.14

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