Percepção da Autoimagem e Comportamento Alimentar em Estudantes Universitários / Perception of Self-Image and Eating Behavior in University Students

Dávila Karine Sousa Sales, Yasmim Rosalves da Silva Alves, Ágatha Aila Amábili de Meneses Gomes, Guilherme Antonio Lopes de Oliveira

Resumen


O presente estudo teve como objetivo analisar como graduandos percebem a sua autoimagem e a relação desta com o comportamento alimentar deles, buscando identificar comportamentos alimentares de risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares, além de conhecer os fatores que estão relacionados à autoimagem dos graduandos. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva e de abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada com 83 universitários da população em geral, com idades variando entre 18 e 59 anos. Os resultados foram analisados com o suporte de um formulário digital autoaplicável, através da plataforma Google Forms. Os participantes tiveram acesso à pesquisa através de um link encaminhado diretamente nos grupos de whatsapp de distintos cursos de diversas faculdades do Piauí. Os dados foram estudados através da análise de conteúdo de Bardin. Os achados mostraram que a insatisfação corporal tende a ser cada vez mais recorrente e constante em universitários, ou seja, o indivíduo deseja que seu corpo seja diferente da forma como o percebe. Dentre os fatores de influência sobre o comportamento alimentar de jovens adultos, destaca-se o uso da mídia social e sua consequente influência sobre as causas relacionadas à má alimentação. A maioria dos graduandos respondeu que não tinham hábitos saudáveis e justificaram sua resposta pela falta de tempo em consumir lanches mais saudáveis, que poderiam ser preparados em casa.

 

Palavras-chave: Comportamento Alimentar. Autoimagem. Universitários.

 

ABSTRACT

 

The present study aimed to analyze how undergraduates perceive their self-image and its relationship with their eating behavior, seeking to identify risky eating behaviors for the development of eating disorders, in addition to knowing the factors that are related to the self-image of undergraduates. This is a field research, of the descriptive type and with a qualitative approach. The survey was conducted with 83 university students from the general population, aged between 18 and 59 years. The results were analyzed with the support of a self-administered digital form, through the Google Forms platform. The participants had access to the research through a link sent directly to the WhatsApp groups of different courses from different faculties in Piauí. Data were analyzed using Bardin's content analysis. The findings showed that body dissatisfaction tends to be more and more recurrent and constant in university students, that is, the individual wants his body to be different from the way he perceives it. Among the influencing factors on the eating behavior of young adults, the use of social media stands out and its consequent influence on the causes related to poor diet. Most undergraduates answered that they did not have healthy habits and justified their answer by the lack of time to consume healthier snacks, which could be prepared at home.

 

Keywords: Eating Behavior. Self-image. College students.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.2.14

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