Efeito do FUNDEB Sobre o Vencimento dos Docentes da Rede Estadual de Educação Básica do Piauí / Effect of FUNDEB on the Salaries of Teachers in the State Primary Education Network of Piauí

Cristhian Rêgo Passos, Guiomar Oliveira Passos

Resumo


Este texto avalia o efeito do Fundeb sobre a valorização do vencimento básico dos professores da Rede Pública estadual de educação básica do Piauí, em início de carreira. Para tanto, valeu-se de pesquisa quantitativa para examinar, por meio do método das Diferenças-em-Diferenças, a valorização do vencimento básico antes e depois do Fundeb (1996 a 2006; 2007 a 2020), utilizando-se, como contraprova, os valores do salário mínimo nacional. Constatou-se que, no período de 1996 a 2006, o vencimento básico cresceu R$ 6,05 (0,41%), passando de R$ 1.469,87 para R$ 1475,92, e, no período de 2007 a 2020, aumentou R$ 1.218,03 (61,53%), passando de R$ 1.979,48 para R$ 3.197,51. Nesse mesmo período, a melhoria do salário mínimo foi de R$ 163,65, passando de R$ 779,88 em 1996 para R$ 943,53 em 2006, ao passo que, no período de 2007 a 2020, valorizou R$ 90,65, passando de R$ 964,36 para R$ 1.055,01. É possível afirmar, pois, que o Fundeb afetou positivamente o valor do vencimento básico inicial da carreira de professor da educação básica da Rede Estadual do Piauí, uma vez que houve um aumento muito maior após a instituição dessa política de valorização salarial desses professores do que antes dela.

 

Palavras-chave: Fundeb. Valorização de professors. Educação básica.

 

ABSTRACT

 

This text evaluates the effect of Fundeb on the valuation of the basic salary of the teachers of the State Public Network of Basic Education of Piauí, in the beginning of their career. For this purpose, quantitative research was used to examine, through the Differences-in-Differences method, the valuation of the basic salary before and after Fundeb (1996 to 2006; 2007 to 2020), using, as counterproof, the values of the national minimum wage. It was found that, in the period from 1996 to 2006, the basic salary increased by R$ 6.05 (0.41%), going from R$ 1,469.87 to R$ 1,475.92, and, in the period from 2007 to 2020, increased R$ 1,218.03 (61.53%), going from R$ 1,979.48 to R$ 3,197.51. In the same period, the minimum wage increased by R$ 163.65, from R$ 779.88 in 1996 to R$ 943.53 in 2006, while, in the period from 2007 to 2020, it increased by R$ 90 .65, going from R$964.36 to R$1,055.01. It is possible to state, therefore, that Fundeb positively affected the value of the initial basic salary of the Basic Education teacher career in the State Network of Piauí, since there was a much greater increase after the institution of this salary valuation policy for teachers this level of teaching than before her.

 

Keywords: Fundeb. Valuing teachers. Basic education.

 


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


BARBOSA, Andreza. Os salários dos professores brasileiros: implicações para o trabalho docente. 2011 208 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2011. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/101508. Acesso em: 10 nov. 2022.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 53, de 20 de dezembro de 2006. Aprova o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização do Magistério e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano CXLIII, n. 243, p. 5-6, 20 dez. 2006.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 108, de 26 de agosto de 2020. [...] para dispor sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano CXLIII, n. 243, p. 5-6, 20 dez. 2006.

BRASIL. Decreto nº 6.253, de 13 de novembro de 2007. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, regulamenta a Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano CXLIV, n. 219, p. 18-19, 14 nov. 2007.

BRASIL. Decreto nº 6.278, de 29 de novembro de 2007. Altera o Decreto no 6.253, de 13 de novembro de 2007, que dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb e regulamenta a Lei no 11.494, de 20 de junho de 2007c. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano CXLIV, n. 230, p. 21, 30 nov. 2007a.

BRASIL. Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei n o 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis nº 9.424, de 24 de dezembro de 1996, nº 10.880, de 9 de junho de 2004, e nº 10.845, de 5 de março de 2004; e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano, n. 118, p. 7 – 12. 21 jun. 2007b.

BRASIL. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano CXLV, n. 136, p. 1, 17 jul. 2008.

COHEN, Ernesto; FRANCO, Rolando. Avaliação de projeto sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

COTTA, Tereza Cristina. Metodologias de avaliação de programas e projetos sociais: análise de resultados e de impacto. Revista do Serviço Público, Brasília, a. 49, n. 2, p. 103-124, abr./jun., 1998. Disponível em: https://doi.org/10.21874/rsp.v49i2.368. Acesso em 10 nov. 2022.

CPS/FGV – Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas. Metodologia de Diferenças em Diferenças. 2010. Disponível em: http://www.cps.fgv.br/cps/pesquisas/Politicas_sociais_alunos/2010/20100512/PDF/BES_Diferen%C3%A7asemDiferen%C3%A7as.pdf. Acesso em: 16 nov. 2021.

FONTINELES, Isabel Cristina da Silva. Artífices de seu ofício: a relação entre a formação e a remuneração dos professores das redes públicas piauienses (1996-2016). 2017. 182 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2017. Disponível em: https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/18_Tese_PDF_Isabel_revisada_formatada_PRA_CAPA_DURA20190708103411.pdf. Acesso 06 out. 2022.

FREDRIKSSON, Anders; OLIVEIRA, Gustavo Magalhães de. Impact evaluation using Difference-in-Differences. RAUSP Management Journal, São Paulo, SP, v. 54, n. 4, pp. 519-532, ago, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1108/RAUSP-05-2019-0112. Acesso em: 25 dez. 2022.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

LECHNER, Michael. The estimation of causal effects by difference-in-difference methods. Foundations and Trends in Econometrics, Boston-Delft, v. 4, n. 3, p. 165-224, 2011. Disponível em: https://michael-lechner.eu/ml_pdf/journals/2011_Lechner_DiD_2011_ECO%200403%20Lechner_darf%20aufs%20Netz.pdf. Acesso em 25 dez. 2022.

MIZALA, Alejandra; ÑHOPO, Hugo. Teachers’ salaries in Latin America: How much are they (under or over) paid? Boon, Germany: IZA - Institute of Labor Economics, 2011. (Discussion Papers, n. 5915). Disponível em: https://d-nb.info/1015682413/34. Acesso em: 25 dez. 2022.

PIAUÍ. Lei Complementar Nº 71, de 26 de julho de 2006. Dispõe sobre o Estatuto e o Plano de Cargos Carreira e Vencimento dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado do Piauí e dá outras providências. Diário Oficial do Estado: seção 3, Teresina, PI, ano LXXV, N. 141, p. 3, 27 jul. 2006. Disponível em: http://www.diariooficial.pi.gov.br/diario.php?dia=20060727. Acesso: 16 out. 2021.

PIAUÍ. Lei Complementar n° 152, de 23 de março de 2010. Dispõe sobre o piso salarial profissional estadual para o os profissionais do magistério público da educação básica. Diário Oficial do Estado do Piauí: seção 3, Teresina, PI, ano LXXIX, n. 54, p. 3, 23 mar. 2010.

PIAUÍ. Lei Complementar n° 165, de 12 de maio de 2011. Dispõe sobre o reajuste do vencimento dos professores efetivos da educação básica do Estado do Piauí. Diário Oficial do Estado do Piauí: seção 3, Teresina, PI, ano LXXX, n. 89, p. 6, 12 maio 2011.

PIAUÍ. Lei n° 5.820, de 30 de dezembro de 2008. Dispõe sobre o piso salarial profissional estadual para profissionais do magistério público de educação básica e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Piauí: seção 3, Teresina, PI, ano LXXVII, n. 248, p. 7, 30 dez. 2008.

PIAUÍ. Lei n° 6.215, de 01 de junho de 2012. Dispõe sobre o reajuste do vencimento dos profissionais do magistério público da educação básica, para atender ao piso nacional. Diário Oficial do Estado do Piauí: seção 3, Teresina, PI, ano LXXXI, n. 103, p. 3, 01 jun. 2012.

PIAUÍ. Lei n° 6.239, de 11 de julho de 2012. Dispõe sobre o reajuste do vencimento dos profissionais do magistério público da educação básica, para atender ao piso nacional. Diário Oficial do Estado do Piauí: seção 3, Teresina, PI, ano LXXXI, n. 129, p. 3, 11 jul. 2012.

PIAUÍ. Lei n° 6.400, de 28 de agosto de 2013. Dispõe sobre o reajuste do vencimento dos profissionais do magistério público da educação básica, para atender ao piso nacional. Diário Oficial do Estado do Piauí: seção 2, Teresina, PI, ano LXXXII, n. 163, p. 6, 28 ago. 2013.

PIAUÍ. Lei n° 6.554, de 07 de julho de 2014. Dispõe sobre o reajuste do vencimento dos profissionais do magistério público da educação básica, para atender ao piso nacional. Diário Oficial do Estado do Piauí: seção 1, Teresina, PI, ano LXXXIII, n. 125, p. 3, 7 jul. 2014.

PIAUÍ. Governo estabelecerá R$ 3.167 como piso dos professores. Seduc. 2020. Disponível em: https://www.seduc.pi.gov.br/noticia/Governo-estabelecera--3-167-como-piso-dos-professores/7904/. Acesso: 20 nov. 2021.

SALES, Luis Carlos; FRANÇA, Magna. Efeitos da Lei do Piso nos vencimentos de professores do Piauí e do Rio Grande do Norte no contexto da política de fundos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, Brasília, DF, v. 34, n. 2, p. 461-478, set. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/84106. Acesso em: 01 nov. 2022.

SILVA, Samara de Oliveira. O impacto do Fundef/Fundeb na Remuneração dos Profissionais do Magistério da Rede Estadual do Piauí. 2011. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2011.

SOARES, Maria Gleika Felipe. Remuneração e carreira dos professores da educação básica: o impacto da lei do piso na rede estadual do Piauí. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.3.12

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)