Programa Residência Pedagógica (Prp): Ressignificação do Estágio Curricular Supervisionado na Formação Docente / Pedagogical Residence Program (Prp): Resignification of the Supervised Curriculum Internship in Teacher Education

Raimunda Alves Melo, Antonia Dalva França-Carvalho, Francisco Renato Lima

Resumo


Este estudo discute as contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) para a ressignificação das práticas de Estágio Curricular Supervisionado, desenvolvidas na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em cursos de formação docente. A pesquisa teve como objetivos conhecer a proposta do PRP, analisar a relação teoria e prática nas ações desenvolvidas e identificar suas contribuições para a ressignificação do Estágio Curricular Supervisionado. Realizou-se pesquisa qualitativa, utilizando-se a observação simples, a análise documental e o questionário como técnicas e instrumentos de produção de dados. Os sujeitos foram 37 professores da UFPI, que atuam no PRP como docentes orientadores. Os resultados apontam que o Programa traz uma abordagem fundamentada na racionalidade prática, guiada pelo enfoque prático reflexivo da formação docente, possuindo potencial para ressignificar as práticas de Estágio Curricular Supervisionado.

 

Palavras-chave: Formação docente inicial. Estágio Curricular Supervisionado. Programa Residência Pedagógica (PRP). Relação teoria-prática.

 

ABSTRACT

 

This study discusses the contributions of the Pedagogical Residency Program (PRP) to the redefinition of the Supervised Curricular Internship practices developed at the Federal University of Piauí (UFPI) in teacher training courses. The research had as objectives to know the proposal of the PRP, to analyze the relation theory and practice in the developed actions and to identify its contributions for the redefinition of the Supervised Curricular Internship. A qualitative research was carried out, using simple observation, document analysis and the questionnaire as techniques and instruments for data production. The subjects were 37 professors from UFPI, who work in the PRP as guiding professors. The results show that the Program brings an approach based on practical rationality, guided by the reflective practical focus of teacher education, having the potential to give new meaning to the Supervised Curriculum Internship practices.

 

Keywords: Initial teacher training. Supervised internship. Pedagogical Residency Program (PRP). Theory-practice relationship.

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.3.7

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