Mapeamento e Padronização de Processos: Criando Memória Institucional / Mapping and Standardization of Processes: Creating Institucional Memory
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo identificar práticas de gestão do conhecimento, facilitadoras do refinamento dos processos de gestão administrativa das coordenações de cursos de Licenciaturas do DAEF/CMC/IFAM. Esse trabalho possui abordagem qualitativa e natureza aplicada, descritiva-exploratória. Os resultados apresentados revelaram a utilização de conhecimento informal dos coordenadores de curso para executar os processos, e também que eles executam as atividades acadêmicas de maneiras distintas. As principais contribuições deste trabalho estão relacionadas ao compartilhamento do conhecimento informal adquirido pelos coordenadores para a execução dos processos das coordenações, assim como a padronização dos mapeamentos visando a processos mais eficientes e contribuindo para a memória institucional.
Palavras-Chave: Mapeamento de Processos. Padronização de Processos. Gestão Acadêmica.
ABSTRACT
This research aimed to identify knowledge management practices that facilitate the refinement of administrative management processes in the coordination of Degree courses at DAEF/CMC/IFAM. This work has a qualitative approach and an applied, descriptive-exploratory nature. The presented results revealed the use of informal knowledge of the course coordinators to execute the processes and that they perform the academic activities in different ways. The main contributions of this work are related to the sharing of informal knowledge acquired by the coordinators for the execution of the coordination processes, as well as the standardization of the mappings aiming at more efficient processes and contributing to the institutional memory.
Keywords: Process Mapping. Standardization of Processes. Academic Management.
Referências
ABPMP. Association of Business Process Management Professionals. BPM CBOK: Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio. Corpo Comum do Conhecimento - ABPMP BPM CBOK V3.0, 2013. Disponível em: Acesso em: 27 Jun. 2021
BARBARÁ, S. Gestão Por Processos: Fundamentos, Técnicas e Modelos de Implementação. 2 ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2011.
BARBOSA, R. R.; FERNANDES, F. B. R.; SILVA, L. D.; FILHO, A. C. R.; MEDEIROS, D. C. Mapeamento de processos do setor de compras: caso CPRM – Serviço Geológico do Brasil – Escritório do Rio de Janeiro. Revista Eletrônica de Administração (Online) v. 20, n.2, ed. 39, Jul-Dez 2021.
BITTENCOURT, R. L.; SILVA, R. G. Contribuições da pesquisa para o desenvolvimento profissional docente na perspectiva dos coordenadores dos cursos de licenciatura. Revista Internacional De Educação Superior, 6, e020027. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8655287. Acesso em 30 Jul. 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: . Acesso em: 14 set. 2021.
BRASIL. Emenda Constitucional nº 19, de 14 de dezembro de 1998. Modifica o regime e dispõe sobre princípios e normas da Administração Pública, servidores e agentes políticos, controle de despesas e finanças públicas e custeio de atividades a cargo do Distrito Federal, e dá outras providências. Brasília, DF, 1998. Disponível em: . Acesso em: 14 set. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 nov. 2021.
BRASIL. Imprensa Nacional. Manual de referência de mapeamento de processos. Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/72298266/manual-de-mapeamento-de-processos-in-print. Acesso em: 13 Ago. 2022.
CARVALHO, K. A.; SOUSA, J. C. Gestão por Processos: Novo Modelo de Gestão para as Instituições Públicas de Ensino Superior. Revista Administração em Diálogo, v. 19, n. 2, p. 1-18, 2017. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/45623/gestao-porprocessos--novo-modelo-de-gestao-para-as-instituicoes-publicas-de-ensino-superior-/i/pt-br. Acesso em: 13 de Jul. 2022.
CARVALHO, P. H.; MIGLIATO, V. C.; ARGOUD, A. R. T. T. Padronização da coleta de informações para a plataforma sucupira pelos programas de pós-graduação por meio da gestão por processos. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 17, n. 37, p. 1-18, 29 jul. 2021.
DI PIETRO, M. S. Z. Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Forense. 2020.
FERRAÇO, I. F.; MOTTA, A. C. G. D.; BRANDÃO, M. R. M. Gestão de Processos: um estudo de caso numa organização militar. Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, art. 1, p. 3-24, nov. 2022.
GADOTTI, M. Extensão Universitária: Para quê?. 2017. Disponível em: https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf. Acesso em 24 Out. 22.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.
IFAM. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Resolução Nº. 94-CONSUP/IFAM, de 23 de dezembro de 2015. Altera o inteiro teor da Resolução nº 28-CONSUP/IFAM, de 22 de agosto de 2012, que trata do Regulamento da Organização Didático-Acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. Manaus, 2015. Disponível em: http://www2.ifam.edu.br/campus/cprf/ensino/graduacao/resolucoes-norteadoras-de-graduacao-no-ambito-do-ifam/2015-resolucao-no-94-aprova-a-nova-org-did-do-ifam-3.pdf. Acesso em: 23 mar. 2021.
JANNUZZI, C. S. C.; FALSARELLA, O. M.; SUGAHARA, C. R. Gestão do conhecimento: um estudo de modelos e sua relação com a inovação nas organizações. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/mNgjLFG7n7RXcZy7HHSy96J/?format=pdf〈=pt. Acesso em 08 Mar. 2022.
KOERICH, M. S. et al. Pesquisa-ação: ferramenta metodológica para a pesquisa qualitativa. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/47234. Acesso em: 10 Mar. 2022.
MANSO, G. B. N; ARAÚJO, W. J. Simulação Aplicada à Melhoria Contínua em Processos: um estudo com proposta para automação. Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, art. 3, p. 39-65, nov. 2022.
MOURA, A. G; VASCONCELOS, A. P. V; SILVA, S. V; SILVA, L. A. S. Uma proposta de melhoria de processos de negócios para os Institutos Federais. Rev. Gestão e Tecnologia, Pedro Leopoldo, v. 19, n. 4, p.212-243, jul./set. 2019.
NERY, V. S. C.; FILHO, H. R. F. A importância da gestão do conhecimento para as instituições de ensino superior públicas: um estudo de caso na universidade do estado do Pará. Disponível em: https://ideas.repec.org/a/erv/observ/y2015i20704.html. Acesso em: 05 Jul. 2022.
NONAKA, I; TAKEUKI, H. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
O’DELL, C.; GRAYSON, C.J. Ah, se soubéssemos antes o que sabemos agora: as melhores práticas gerenciais ao alcance de todos. São Paulo: Futura, 2000.
PALMEIRAS, J. B.; SZILAGYI, R. S. Perfil e competências necessárias para um coordenador de curso na percepção dos gestores e funcionários de uma IES. In: Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, XI., 2011, Florianópolis. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/26146/5.40.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 09 Mar. 2022.
PEREIRA, N. A.; ARGOUD, A. R. T. T.; PEREIRA FILHO, N. A.; POLITANO, P. R. Gestão por Processos.1. ed. São Carlos: Pixel, 2015.
PROBST, G.; RAUB, S.; ROMHARDT, K. Gestão do Conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Tradução: Maria Adelaide Carpigiani. Porto Alegre: Bookman, 2002.
PRODANOV, C.; FREITAS, E. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo. Universidade Feevale. 2013.
QUADROS, S. C. de O.; CONTI, M. de S. B.; CONTI JÚNIOR, R. Gestão do conhecimento didático-pedagógico: ensaio para uma educação superior. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/25977/22860. Acesso em: 5 Out. 2022.
RODRIGUES, L. C.; MACCARI, E. A. Gestão do Conhecimento em Instituições de Ensino Superior. Disponível em: https://www.academia.edu/11676878/GEST%C3%83O_DO_CONHECIMENTO_EM_INSTITUI%C3%87%C3%95ES_DE_ENSINO_SUPERIOR. Acesso em: 06 Out. 2022.
SABBAG, P. Y. Espirais do Conhecimento: ativando indivíduos, grupos e organizações. Rio de Janeiro: Saraiva, 2007.
SALIM, J. J. O conhecimento em ação. Rev. RAE executivo. v. 1 n. 2 (2003): nov.2002-jan. 2003.
SILVA, A. B. Como os gerentes aprendem. São Paulo: Saraiva, 2009.
SILVA. L. D.; MEDEIROS. D. D. C.; BARBOSA. R.R.; FERNANDES. F. B. R.; FILHO. A. D. C. R. Mapeamento de processos do setor de compras: caso CPRM – serviço geológico do Brasil – Escritório Rio de Janeiro. Rev. REA, v. 20, n. 2 (2021).
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R.; BETTS, A. Gerenciamento de operações e de processos: princípios e práticas e de impacto estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2013.
SORDI, J. O. de. Gestão por processos: uma abordagem da moderna administração. 4ª edição. São Paulo: Ed Saraiva. 2015.
THIOLLENT, M.J.M.; COLETTE, M.M. Pesquisa-ação, formação de professores e diversidade. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3073/307332697009.pdf. Acesso em: 13 Mar. 2022.
ZABOT, J. B. M.; SILVA, L. C. d. M. Gestão do Conhecimento: aprendizagem e tecnologia: construindo a inteligência coletiva. São Paulo: Atlas, 2002.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.6.1
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)