Incorporando a Sustentabilidade no Ambiente Escolar: Oportunidades para Diferentes Disciplinas e Níveis de Ensino / Incorporating Sustainability in the School Environment: Opportunities for Different Disciplines and Levels of Education

Daniel Bertoli Gonçalves

Abstract


O texto discute a evolução do tema da sustentabilidade ao longo das décadas e como ele se tornou relevante em praticamente todas as atividades da sociedade, incluindo o ambiente escolar. O trabalho destaca a importância da escola na formação da cidadania e na promoção da consciência socioambiental, além de ressaltar que o tema da sustentabilidade pode ser trabalhado de diversas formas em todas as disciplinas e níveis de ensino. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, e foram apresentadas reflexões sobre a importância da escola na formação da cidadania e consciência socioambiental, além de estratégias de ensino efetivas, como o uso de exemplos concretos e imagens. O texto conclui que a escola tem um papel fundamental na formação de cidadãos responsáveis e comprometidos com o meio ambiente e que o tema da sustentabilidade é um dos pilares para a formação desses cidadãos.

 

Palavras-chave: Sustentabilidade. Educação Ambiental. Competências. Cidadania. Consciência Socioambiental.

 

ABSTRACT

The text discusses the evolution of the sustainability theme over the decades and how it has become relevant in virtually all activities of society, including the school environment. The work highlights the importance of schools in shaping citizenship and promoting socio-environmental awareness, as well as emphasizing that the sustainability theme can be addressed in various ways in all disciplines and levels of education. To do so, bibliographic and documentary research was carried out, and reflections were presented on the importance of schools in shaping citizenship and socio-environmental awareness, as well as effective teaching strategies, such as the use of concrete examples and images. The text concludes that schools have a fundamental role in shaping responsible citizens committed to the environment and that the sustainability theme is one of the pillars for shaping such citizens.

 

Keywords: Sustainability. Environmental Education. Competences. Citizenship. Socio-Environmental Awareness.

 

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.4.9

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