Incorporando a Sustentabilidade no Ambiente Escolar: Oportunidades para Diferentes Disciplinas e Níveis de Ensino / Incorporating Sustainability in the School Environment: Opportunities for Different Disciplines and Levels of Education
Resumo
O texto discute a evolução do tema da sustentabilidade ao longo das décadas e como ele se tornou relevante em praticamente todas as atividades da sociedade, incluindo o ambiente escolar. O trabalho destaca a importância da escola na formação da cidadania e na promoção da consciência socioambiental, além de ressaltar que o tema da sustentabilidade pode ser trabalhado de diversas formas em todas as disciplinas e níveis de ensino. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, e foram apresentadas reflexões sobre a importância da escola na formação da cidadania e consciência socioambiental, além de estratégias de ensino efetivas, como o uso de exemplos concretos e imagens. O texto conclui que a escola tem um papel fundamental na formação de cidadãos responsáveis e comprometidos com o meio ambiente e que o tema da sustentabilidade é um dos pilares para a formação desses cidadãos.
Palavras-chave: Sustentabilidade. Educação Ambiental. Competências. Cidadania. Consciência Socioambiental.
ABSTRACT
The text discusses the evolution of the sustainability theme over the decades and how it has become relevant in virtually all activities of society, including the school environment. The work highlights the importance of schools in shaping citizenship and promoting socio-environmental awareness, as well as emphasizing that the sustainability theme can be addressed in various ways in all disciplines and levels of education. To do so, bibliographic and documentary research was carried out, and reflections were presented on the importance of schools in shaping citizenship and socio-environmental awareness, as well as effective teaching strategies, such as the use of concrete examples and images. The text concludes that schools have a fundamental role in shaping responsible citizens committed to the environment and that the sustainability theme is one of the pillars for shaping such citizens.
Keywords: Sustainability. Environmental Education. Competences. Citizenship. Socio-Environmental Awareness.
Referências
ALARCÃO, I. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed. 2001.
BARBIERI, J. Desenvolvimento e meio ambiente: as estratégias de mudanças da agenda 21. Petrópolis: Vozes. 2003.
BRASIL. Decreto nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010. Dispõe sobre o programa mais educação. Diário Oficial da União, Brasília, 27 jan. 2010.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Ministério do Meio Ambiente. Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis: educando-nos para pensar e agir em tempos de mudanças socioambientais globais. Brasília: 2012.
BRASIL. Programa Nacional de Educação Ambiental. ProNEA: documento básico. Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental; Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental. 3.ed. Brasília, 2005.
BRUNDTLAND, G. (org.). Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: FGV. 1987.
CAPLAN, J. B., & MADAN, C. R. (2016). Word-imageability enhances association memory by recruiting hippocampal activity. Journal of Cognitive Neuroscience, 28, 1522–1538.
GONÇALVES, D. B. Desenvolvimento sustentável: o desafio da presente geração. Revista Espaço Acadêmico, ano V, n.51, ago. 2005.
HOUZEL, S.H. O cérebro em transformação. São Paulo: Objetiva, 2005.
MADAN, C. R., GLAHOLT, M. G., & CAPLAN, J. B. The influence of item properties on association-memory. Journal of Memory and Language, v. 63, n. 1, p. 46-63, 2010.
MOREIRA, P.; SILVA; L. Educação ambiental na escola: a realidade do setor público e privado – estudo de caso, Goiânia. 2009.
PAIVIO, A. Imagery and verbal processes. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1971.
REIGOTA, M. A. S. O que é educação ambiental. 2.ed. São Paulo: Brasiliense, 2009.
SACHS, I. Desenvolvimento Sustentável, Bio-Industrialização Descentralizada e Novas Configurações Rural-Urbanas. Os casos da Índia e do Brasil. In: VIEIRA, P. F.; WEBER, J. (Orgs.) Gestão de Recursos Naturais Renováveis e Desenvolvimento: novos desafios para a pesquisa ambiental. São Paulo: Cortez, 1997.
SACHS, I. Espaços, tempos e estratégias do desenvolvimento. São Paulo: Vértice, 1986
SACHS, I. Estratégias de Transição para o Século XXI: desenvolvimento e meio ambiente. São Paulo: Studio Nobel e Fundação de Desenvolvimento Administrativo (Fundap), p.24-27, 1993.
SÃO PAULO. Currículo Paulista. São Paulo, 2019.
SIQUEIRA, S. S.; GONÇALVES, D. B. Guia de educação ambiental unindo redução, reuso, reciclagem, arte e tecnologia. 2021. 113 f. Dissertação (Mestrado em Processos Tecnológicos e Ambientais) - Universidade de Sorocaba, Sorocaba, SP, 2021.
TRAJBER, R.; SATO, M. Escolas sustentáveis: incubadoras de transformações nas comunidades. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. especial, p. 70-78, 2010.
WEINSTEIN, Y., MADAN, C.R. & SUMERACKI, M.A. Teaching the science of learning. Cognitive research: principles and implications, v. 3, n. 1, p. 1-17, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.4.9
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)